Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Pessoas (crianças ou adultas) que têm dificuldades em continuar tratamentos podem ter esta dificuldade por vários motivos: o tratamento pode ter efeitos colaterais desagradáveis, a pessoa pode não estar tendo o resultado esperado ou mesmo não ter o hábito de "levar as coisas até o final".
Você deve procurar o psiquiatra que trata de seu filho e apresentar o problema para ele, de modo que se possa descobrir o que leva seu filho a não continuar e, assim, tentar resolver o problema com a orientação do profissional.
Em relação às oscilações de humor, também o psiquiatra dele é que pode esclarecê-las: podem ser oscilações normais que todos têm, ou ser parte de um transtorno (depressão, ansiedade, transtorno bipolar) ou traços de personalidade (por exemplo, no paciente "borderline").
Fale o quanto antes com o profissional que atende seu filho.
-
Olá, tudo bem? Espero que sim. Bem, sobre o que você está sentindo pode ser TAG (transtorno de ansiedade generalizada) e isso é uma doença que precisa de tratamento imediato pois você pode piorar ainda mais. E para que isso não aconteça, sugiro que você procure o PSIQUIATRA na sua cidade para ele te avaliar e se necessário medicar ou encaminhar para o psicólogo. Sugiro você fazer 20 respirações profundas toda vez que ficar ansioso. E cortar café, refrigerante e chocolate. Use chás de camomila, erva doce e cidreira e abuse do alface na dieta, pois isso vai ajudar a relaxar antes de procurar ajuda. Espero ter ajudado e saúde na cabeça.
-
Ansiedade pode causar muitos sintomas físicos, inclusive os que você está mencionando. Entretanto, são sintomas que podem ter múltiplas origens, inclusive neurológicas. Assim, o correto é passar num psiquiatra que possa entrevistar você pessoalmente. Se for caso de transtorno ansioso, ele poderá tratá-lo ou, caso suspeite de outra causa, poderá encaminhar você a um outro especialista.
-
Pelo que escreve, muito provavelmente está com um quadro de depressão. Entretanto, somente numa consulta pessoal um psiquiatra poderá assegurar que é este mesmo seu diagnóstico. Procure o quanto antes um psiquiatra, pois se for depressão, há tratamentos muito eficazes para seu problema, que poderão reduzir muito ou mesmo eliminar seu sofrimento.
-
Não há porque medir serotonina no sangue, porque não existe nenhuma correlação direta entre níveis de serotonina no sangue e bem-estar psíquico ou transtornos psiquiátricos. O funcionamento cerebral, mesmo no que envolve a serotonina, é resultante de múltiplas interações entre células nervosas, em vários níveis, afetando muitos diferentes neurotransmissores. Níveis de serotonina podem ser iguais em pessoas com transtornos psiquiátrico e pessoas saudáveis. Se não se sente bem, psicologicamente, pode procurar uma avaliação psiquiátrica. Se se sente bem, não precisa procurar nenhum especialista. É disto que depende esta decisão - não dos níveis de serotonina. E esqueça o Dr. Google.
-
Não há porque medir serotonina no sangue, porque não existe nenhuma correlação direta entre níveis de serotonina no sangue e bem-estar psíquico ou transtornos psiquiátricos. O funcionamento cerebral é resultante de múltiplas interações entre células nervosas e sinapses, em vários níveis, afetando muitos diferentes neurotransmissores e de forma muito complexa. Não se prenda a um exame, o mais importante são os sintomas físicos e psíquicos, o sofrimento da pessoa. Procure um psiquiatra de forma presencial para avaliar melhor as suas questões, você pode ter um quadro de ansiedade.