Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Existem várias medicações eficazes para TDAH. No Brasil, as de primeira linha que temos são a Ritalina* (metilfenidato) e a lisdexanfetamina. Existem tratamentos não medicamentosos, com base na terapia comportamental, que também podem funcionar no tratamento do TDAH e alguns profissionais evitam medicações por este motivo. Entretanto, os resultados do remédio costumam ser mais rápidos e se trata de medicações bastante seguras. Mas, pode haver motivos individuais para o médico evitar a prescrição, tais como, só por exemplo, história de abuso de drogas, transtorno bipolar não controlado, idade baixa demais ou avançada demais. Outro motivo válido é quando a pessoa tem sintomas de TDAH, mas não preenche todos os critérios. Finalmente, alguns profissionais não prescrevem só por terem preconceito ou por não saberem usar estas medicações.
-
Não é possível nem é permitido indicar medicações sem avaliar pessoalmente um(a) paciente. Procure, de preferência, um psiquiatra e, na impossibilidade disto, um médico de outra especialidade ou generalista. Quanto a não ser de "tarja preta", a maioria das medicações indicadas em casos psiquiátricos não é "tarja preta" e, assim, é altamente provável que ela seja tratada, se for o caso, com medicação que não é "tarja preta". Por outro lado, se o médico achar que ela deve tomar algum remédio "tarja preta", cabe a ele saber quais são os melhores tratamentos e o correto é você segui-lo.
-
Deve levá-la a um psiquiatra, para que seja feito um diagnóstico. Ela pode estar apresentando, além da dificuldade de lidar com seus problemas, algum transtorno psiquiátrico que requeira tratamento medicamentoso; além da psicoterapia.
-
São remédios diferentes. O Revoc* (fluvoxamina) é mais indicado em transtorno obsessivo-compulsivo e fobia social, por vezes sendo utilizado em depressão e outros transtornos de ansiedade. O Bupium* (bupropiona), se for este, pois desconheço remédio chamado de Bupim*, é indicado em depressões, tabagismo e, às vezes, no transtorno de déficit de atenção-hiperatividade ou para alguns sintomas sexuais. Quanto a não melhorar, não há como saber, por aqui, o motivo, pois para tanto seria necessário conhecer pessoalmente seu caso.
-
Nesse caso, aconselho fazer primeiramente a higiene do sono.
Usar chás de camomila, cidreira e maracujá juntos no mesmo copo toda noite.
Caso não resolva, procure um psiquiatra que tenha experiência em tratamento de insônia.
Faça uma polissonografia pra afastar apneia do sono.
Dr Cleber Santana Psiquiatra Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria
ATENDIMENTO ONLINE pra todo brasil @drclebersantana -
Existem remédios tarja vermelha que são as melhores opções para o tratamento da insônia. Remédios tarja preta muitas vezes deixam o sono superficial ou de baixa qualidade, pois alteram a arquitetura normal do sono fisiológico. Procure um psiquiatra para melhor avaliação do seu tratamento e melhor conduta.