Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Você deve consultar um psiquiatra. É possível que esteja, entre outras hipóteses, com um transtorno de ansiedade ou depressão. Estes quadros podem ser tratados de várias formas, com medicações ou medicações associadas a psicoterapia e costumam melhorar muito ou mesmo desaparecer.
-
Cerca de dez por cento das pessoas possuem tinnitus, zumbido no ouvido. Em 90% dos casos, infelizmente, não se consegue descobrir a causa e tratar especificamente. Porém, vale a pena você consultar um otorrinolaringologista e fazer exames, porque se pode descobrir a causa, eventualmente, e tratar. Mesmo quando não se descobre uma causa específica, existem vários tratamentos para alívio.
-
Existem várias medicações eficazes para TDAH. No Brasil, as de primeira linha que temos são a Ritalina* (metilfenidato) e a lisdexanfetamina. Existem tratamentos não medicamentosos, com base na terapia comportamental, que também podem funcionar no tratamento do TDAH e alguns profissionais evitam medicações por este motivo. Entretanto, os resultados do remédio costumam ser mais rápidos e se trata de medicações bastante seguras. Mas, pode haver motivos individuais para o médico evitar a prescrição, tais como, só por exemplo, história de abuso de drogas, transtorno bipolar não controlado, idade baixa demais ou avançada demais. Outro motivo válido é quando a pessoa tem sintomas de TDAH, mas não preenche todos os critérios. Finalmente, alguns profissionais não prescrevem só por terem preconceito ou por não saberem usar estas medicações.
-
Não é possível nem é permitido indicar medicações sem avaliar pessoalmente um(a) paciente. Procure, de preferência, um psiquiatra e, na impossibilidade disto, um médico de outra especialidade ou generalista. Quanto a não ser de "tarja preta", a maioria das medicações indicadas em casos psiquiátricos não é "tarja preta" e, assim, é altamente provável que ela seja tratada, se for o caso, com medicação que não é "tarja preta". Por outro lado, se o médico achar que ela deve tomar algum remédio "tarja preta", cabe a ele saber quais são os melhores tratamentos e o correto é você segui-lo.
-
Deve levá-la a um psiquiatra, para que seja feito um diagnóstico. Ela pode estar apresentando, além da dificuldade de lidar com seus problemas, algum transtorno psiquiátrico que requeira tratamento medicamentoso; além da psicoterapia.