Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Deve passar com um psiquiatra, que certamente saberá avaliar para tratar de forma correta.
-
Sim, porém estes sintomas podem também ter outras causas. Consulte pessoalmente um psiquiatra, para que possa entrevistar você e, se necessário, fazer um exame físico para determinar a origem dos seus sintomas.
-
Você apresenta um problema da área psiquiátrica e/ou psicológica, que merecem uma avaliação por psiquiatra e/ou por psicólogo. Entretanto, mesmo problemas emocionais podem ser desencadeados por algumas doenças físicas. Desta forma, o psiquiatra, sendo médico, também terá condições de verificar a origem dos seus sintomas. Com base nisto, pode-se indicar se há necessidade de medicação ou se existe a opção de tratamento por psicoterapia. Neste último caso, o tratamento pode ser feito por psiquiatra ou psicólogo que tenham experiência em psicoterapia.
-
Mentir é um comportamento e, portanto, pode ter muitas causas diferentes. Alguns transtornos psiquiátricos, como o de personalidade "borderline", personalidade antissocial e dependências (de substâncias, jogo, internet, compras compulsivas) envolvem este comportamento com mais frequência. Mas, mentir pode ter determinantes, também, como as relações interpessoais - mentir para esquivar-se de coisas desagradáveis ou para obter algo. De qualquer forma, mentir muito, em algum momento, sempre acaba prejudicando a pessoa que mente, principalmente por prejudicar seus relacionamentos. A pessoa deve passar por uma avaliação psiquiátrica e, provavelmente, fazer uma psicoterapia.
-
Mentira patológica se enquadra no quadro de mitomania. Precisa ver se a pessoa mentirosamente não tem também um transtorno de personalidade como Transtorno de personalidade Antissocial ou outro transtorno psiquiátrico. Pessoas bipolares podem mentir no contexto da grandiosidade, quando estão em surto ou mania. Outros quadros psiquiátricos como o Transtorno de impulso também podem estar associados à compulsão (inclusive compulsão para mentira). Abraço!
-
Algumas medicações, como os benzodiazepínicos e as drogas Z, como exemplo, podem levar a quadros de amnésia com as características que você descreve. Mas, como amnésia pode ter muitas causas, seria necessário conhecer o caso pessoalmente, para poder identificá-las.
-
Alguns medicamentos podem causar isso, mas a causa mais comum dessa queixa em meu consultório é o álcool. O blecaute alcoólico é um quadro assim.
-
Existem vários tipos de medicações, como os benzodiazepínicos e as drogas Z, por exemplo, podem levar a quadros de amnésia com as características que você descreve. Outra coisa é a associação de medicamentos com o álcool. Vale lembrar que o álcool por si só pode causar black-out. Mas, como amnésia pode ter muitas causas, inclusive orgânicas, seria necessário conhecer o caso pessoalmente, para poder identificá-las. Procure um Neurologista ou psiquiatra para esta pessoa com esquecimentos.