Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Precisaria saber qual o diagnóstico do seu irmão.
O que significa para você que "não está tendo o efeito necessário"? Qual seria o efeito que deveria ocorrer?
A olanzapina e o Haldol são medicações usadas em problemas como esquizofrenias e transtorno bipolar. Hoje em dia costuma-se evitar o Haldol, pois ele pode trazer alguns efeitos colaterais desagradáveis, quando usado por muito tempo. A olanzapina também tem efeitos colaterais (principalmente aumento de peso), mas é considerada mais segura.
Entretanto, geralmente não se usa os dois remédios juntos.
O clonazepam é uma medicação calmante que, às vezes, é usada para ajudar a dormir. O problema é que, depois de algum tempo de uso, ele pode perder o efeito de causar sono. Além disso, pode causar dependência e problemas de memória.
Se você tem dúvidas quanto à conduta da médica, pode pedir opinião de um outro psiquiatra. Mesmo no serviço público, você pode pedir ao gerente uma avaliação com um outro profissional, para ter uma segunda opinião.
-
Dependendo da gravidades dos distúrbios, pode-se:
 
1) deixar que ele se decida sozinho;
 
2) pressioná-lo a procurar ajuda;
 
3) chamar um psiquiatra para atendimento domiciliar;
 
4) chamar um serviço de ambulância especializado e levá-lo para uma avaliação, num pronto socorro psiquiátrico ou numa clínica de internação.
 
Costuma ser útil, também, a família fazer uma consulta com o psiquiatra que, com base nos relatos da família, pode dar orientações mais precisas. Muitas vezes, consegue-se ensinar a família a influenciar o paciente a procurar ajuda.
-
Pela sua descrição, parece ser um quadro psicótico. Neste tipo de problemas psiquiátricos, a pessoa vê ou ouve coisas fora da realidade e, muitas vezes, se sente perseguida.
 
Precisam de uma avaliação psiquiátrica. Somente após a consulta será possível o psiquiatra dizer se há necessidade de internação. Em casos mais leves, onde NÃO houver riscos de vida, de agressão ou de fuga e a pessoa aceitar tomar remédios, pode-se fazer o tratamento em casa.
-
Dificuldades de concentração podem ter várias causas, tais como ansiedade, depressão, noites mal dormidas.
 
Outra causa é o transtorno de déficit de atenção (TDA), geralmente com início na infância, mas que também pode ocorrer em adultos.
 
Você deve procurar um psiquiatra para fazer o diagnóstico correto e determinar o melhor tratamento.
-
Quadros depressivos e ansiosos podem desencadear ou agravar problemas dermatológicos. O tratamento depende do diagnóstico; se é depressão bipolar ou não, com ou sem ansiedade. Na medida em que ele melhorar dos sintomas psiquiátricos, haverá melhora dos problemas dermatológicos. Mesmo que ele não entenda ter depressão, o objetivo é compreender seu sofrimento e oferecer ajuda para aliviar os sintomas que mais o incomodam.