Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Este tipo de comportamento de auto-agressão pode ter várias origens. Pode ocorrer no contexto de quadros de autismo, deficiência intelectual, psicoses, depressões, transtornos de personalidade e outros, mas pode ser apenas um comportamento em função de dificuldades de lidar com algumas situações da vida ou relacionamentos. É fundamental consultar um psiquiatra para diagnosticar corretamente o problema.
-
Este tipo de sintoma sugere sintomas de ansiedade ou depressão, mas outros transtornos psiquiátricos também podem ocasionar estas manifestações. Além disto, por vezes são apenas fases pelas quais a pessoa passa e que desaparecem espontaneamente. O mais seguro é você consultar um psiquiatra, que saberá orientar você da melhor forma possível.
-
A risperidona é uma medicação que, pelo que se espera, tenha menores riscos de causar discinesia tardia que as medicações mais antigas. Quanto ao uso com Ritalina* (metilfenidato), não aumenta os riscos de discinesia tardia (em função da associação). Mas, tudo isto só pode ser feito sob supervisão médica direta.
-
Todos têm oscilações do humor, que podem ser normais. Entretanto, oscilações muito grandes ou duradouras, sobretudo (mas, nem sempre) se não têm um motivo aparente, podem requerer atenção psiquiátrica ou psicológica. Consulte pessoalmente um psiquiatra, que poderá fazer as perguntas certas e entrevistar você de modo a orientar você da melhor forma.
-
Existem muitos quadros que podem dar os sintomas que você mencionou. Só como exemplo, transtornos de ansiedade, depressão e mesmo uso de algumas substâncias podem levar a sintomas de ansiedade ou aquilo que pessoas leigas chamam de "nervoso". Fale com o psiquiatra de seu filho e peça que explique a você suas dúvidas. Pela sua descrição é difícil de pensar num diagnóstico e, como você diz, se está insegura em relação ao psiquiatra, o melhor é consultar outro, pessoalmente.