Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
A Esquizofrenia é um transtorno psicótico que é confundido com outros quadros e também pode haver comorbidades como uso de drogas ou ansiedade, entre outros quadros. Precisa ver o que não melhorou em termos de sintoma, se é uma comorbidade ou uma sequela ou resquício da própria doença esquizofrenia. Um tratamento mal realizado pode deixar sequelas. Procure um psiquiatra da sua confiança.
-
A esquizofrenia é um transtorno que todo psiquiatra deve saber tratar, apesar de alguns, realmente, terem mais experiência. Em alguns hospitais-escola ligados a faculdades de medicina, há serviços sub-especializados no tratamento de pessoas com esquizofrenia. Entretanto, a evolução das pessoas com esquizofrenia é variável. Há casos em que pessoas, com o tratamento adequado e instituído logo no início do quadro, tem uma evolução excelente e, tratadas, não aparentam ter tido surto psicótico. Mas, isto nem sempre ocorre e, em outros casos, mesmo com tratamento correto, a melhora não é tão grande. Assim, seria necessário você conversar com o psiquiatra e tirar todas as suas dúvidas, inclusive sobre o que é possível esperar, de positivo e negativo, no caso de seu filho.
-
Não é possível fazer um diagnóstico online, mas os sintomas que você refere são muito sugestivos de depressão. Procure o quanto antes um psiquiatra, porque permanecer assim é muito perigoso. Se for depressão, há bons tratamentos. A psicoterapia, por outro lado, pode ajudar você a lidar melhor com o estresse da situação de mãe. Um psiquiatra saberá indicar se você deve tomar remédios, fazer psicoterapia ou ambos.
-
A fluoxetina é usada principalmente para tratamento de quadros ansiosos e de depressão e, geralmente, há necessidade de pelo menos 2 a 3 semanas para se ter algum efeito positivo. Assim, se você tomou por apenas uma semana (se o remédio tiver sido bem indicado) perdeu, justamente, a possibilidade de ter os efeitos positivos. A suspensão da fluoxetina, por outro lado, não costuma dar quadros de abstinência, então é possível que o que você sente esteja relacionado ao fato de você não ter tratado corretamente seu transtorno (ansiedade? depressão?). Volte ao seu médico e converse sobre o que ocorreu, para ele poder orientá-lo corretamente.
-
Certamente você deve procurar um psiquiatra, de preferência um que tenha experiência com álcool e drogas. O uso de drogas pode estar relacionado a quadros psiquiátricos como ansiedade e depressão, por exemplo, mas pode ser um problema isolado (isto é, independente de outros quadros psiquiátricos). Qualquer psiquiatra saberá fazer uma avaliação inicial, mas um especialista é melhor, para um tratamento em longo prazo. Psicólogos também podem ajudar, mas psiquiatras são geralmente mais indicados para uma avaliação inicial.
-
Deve levá-lo, sem dúvida alguma, a um psiquiatra que tenha experiência com adolescentes. Em caso de não haver ninguém com esta experiência, psiquiatras de adultos também podem ajudar, porque um adolescente de 15 anos já costuma apresentar quadros semelhantes aos apresentados por adultos.
-
Olá, tudo bem? São poucas informações prestadas, mas sugiro você procurar o quanto antes o psiquiatra infantil. Se você percebe que a mudança no comportamento dele foi grande tanto em casa, na escola e nos outros locais que ele frequenta, está na hora com certeza de procurar ajuda. O ambiente em que ele vive pode interferir também nas atitudes dele. Forte abraço e saúde na cabeça.