Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Sugiro que você marque uma consulta com um psiquiatra para que ele possa avaliar melhor seus sintomas e, a partir disso, pensar em um projeto terapêutico, que pode ou não incluir o uso de medicações (caso inclua, algumas podem ser usadas na gestação, outras não). Muitas vezes, também é feito o encaminhamento à psicoterapia.
-
A gravidez não é um período protetor contra as doenças psiquiátricas, como se pensava no passado. É fundamental que você tenha uma gestação tranquila para evitar complicações e para ter mais garantia de um pós-parto melhor. Existem muitas medicações seguras que podem ser usadas durante a gravidez e na amamentação. Sugiro que você seja avaliada por algum psiquiatra. É importante que o seu obstetra também saiba dos seus sintomas.
-
Assim como pode procurar um psicólogo direto, ou um fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, você pode procurar um médico psiquiatra diretamente, sem necessidade de encaminhamento. Em alguns locais, principalmente no Sistema único de Saúde, o psicólogo ou outro profissional da saúde mental faz uma triagem para que o psiquiatra avalie.