Doutor Responde
Login

Psiquiatria - Perguntas respondidas

Boa tarde, tenho uma filha com 25 anos, ela vive irritada, não fala com ninguém direito, é um stress só. Tem uma paranoia de não engordar, quase não come, sei q não é normal isso. Ela agora mora fora do país e vem de vez em qdo. Está cada vez pior.
  • Este tipo de comportamento pode ter muitas origens. Se isto ocorre só no contato com você, o problema pode estar na relação e vocês deveriam procurar fazer juntas uma psicoterapia.

    Irritabilidade excessiva pode ser característica da personalidade de uma pessoa ou pode indicar que está passando por problemas e frustrações. Neste caso, uma psicoterapia pode ajudar.

    A irritabilidade excessiva também pode ter origem em transtornos psiquiátricos: transtornos de personalidade como paranoide, obsessivo, borderline, podem apresentar graus maiores de irritabilidade. Depressão e mania do transtorno bipolar, assim como transtornos ansiosos podem também cursar com irritabilidade demasiada.

    Em relação ao que você chama de "paranoia" de não engordar, também a origem pode ser múltipla. Questões culturais como a procura por magreza, no mundo ocidental atual, podem levar a uma preocupação excessiva com o consumo de calorias. Algumas profissões, como a de bailarina ou modelo, propiciam ainda mais estes comportamentos. Por outro lado, transtornos psiquiátricos como a anorexia nervosa podem levar a este tipo de atitude.

    Deveria consultar presencialmente um psiquiatra para fazer o diagnóstico correto.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Sindo uma tristeza muito grande. Uma frustração com a vida. Já fiz cirurgia bariátrica e estou tendo "reganho" de peso por não controlar a vontade de comer. Ultimamente tenho tido sentimentos tendentes à morte. Penso o tempo todo em morrer.
  • Muitas vezes, pessoas que fazem cirurgia bariátrica não buscam um acompanhamento psiquiátrico e psicológico antes da cirurgia e isso pode ser um problemão, pois você vai viver em um novo corpo, porém o hábito de vida obesa, os pensamentos e ideias de uma pessoa com muito peso não foram desconstruídos, e os conflitos com o peso e as consequências psíquicas que o excesso de peso traz também não. Daí, ao realizar a cirurgia sem ajuda especializada para resolver questões emocionais envolvidas com o excesso de peso, virá um fardo difícil de carregar, podendo resultar em depressão. Aconselho você procurar um psiquiatra o quanto antes. Valeu e saúde na cabeça.

    0
Se há 4 anos não tenho nenhum surto e voltei a ter vida normal, é esquizofrenia?
  • O que define a esquizofrenia são os sintomas de delírio, alucinações e outros sintomas, e o tempo que esses sintomas duram em você (no caso da esquizofrenia + de 6 meses). Quando você faz o tratamento e melhora, isso é um bom sinal de recuperação, mas não significa que você não tem mais a doença. Você a tem, porém ela está bem controlada. Não recomendo você suspender os medicamentos. Continue vivendo o que você conquistou, a qualidade de vida.

    0
Eu tive uma crise de ansiedade e fui direito pra emergência, há mais ou menos dois meses eu comecei a ter sintomas de alteração de humor, fadiga, insônia, mania de perseguição, o que deve ser?
  • Olá, tudo bem? Espero que sim. A crise de ansiedade que você teve pode ocorrer em situações de muita pressão na vida, estresse intenso, muitas responsabilidades adquiridas por você acaba levando a uma sobrecarga mental resultando em crise de ansiedade. Se essas crises se repetirem, você deve procurar o Psiquiatra. Sobre a alteração do humor, pode ser consequência da sua ansiedade persistente que acarreta em mudanças no seu comportamento para tentar evitar a ansiedade. Nesse caso, o PSIQUIATRA e o psicólogo poderão ajudar. Espero ter ajudado você, se tiver mais perguntas manda aí que eu respondo. Fica com Deus e saúde na cabeça.

    0
Meu filho tem 20 anos. Há mais ou menos 8 meses, vem apresentando um comportamento diferente do habitual. Na maioria das vezes passa o dia dormindo e a noite acordado. Não se alimenta direito, nem conversa, não gosta tá perto de pessoas. O que fazer?
  • Estes sintomas podem ter muitas origens. Situações difíceis pelas quais a pessoa esteja passando (e não contou para você) podem explicá-los, mas frequentemente são sinais de problemas mais graves, tais como depressão e surtos psicóticos.

     

    O mais rápido possível você deve procurar, presencialmente, um psiquiatra e fazer o máximo para levar também seu filho na consulta.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.