Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
A agressividade pode ser sinal de alguma outra doença emocional. Vale a pena passar por um psiquiatra. Tb é interessante verificar se existe agressividade no ambiente em que ele está inserido, pois ele pode estar reproduzindo o que vê e ouve. Outra possibilidade é que ele esteja desafiando o ambiente a fim de encontrar os limites do seu próprio comportamento. Vale a pena ajudá-lo a discernir o correto do errado. Até mesmo colocando ele de castigo ou retirando benefícios frente às condutas inadequadas.
-
Agressividade em crianças pode ter muitas causas: podem ser sinais de transtornos de conduta mais graves, em crianças que se comportam sem conseguir ter respeito pelo sofrimento dos outros; também é mais frequente em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Crianças deprimidas podem ser mais irritáveis e agressivas, também.
Além destes fatores, existem outros, que são ambientais: fazer parte do grupo dos "meninos maus", o grupinho dominante que comete bullying com os mais fracos; ser vítima de violência por parte de outras crianças ou professores; ser vítima de violência em casa.