Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Sintomas de quê?
-
Há algumas explicações alternativas, porém a causa mais frequente é o transtorno do jogo patológico. Leve para uma avaliação com psiquiatra com experiência em jogo patológico.
-
Não há uma fórmula para convencer alguém a ir a um psiquiatra. Insistência da família é um motivo que frequentemente as pessoas alegam para vir ao psiquiatra - ou seja, por vezes vale a pena insistir. Se a pessoa apresenta algum grau de sofrimento, é importante que fique claro que o objetivo é ajudá-la e não puni-la. Mas, como disse, não há uma forma única. Se tiver muita dificuldade, procure um psiquiatra e faça uma consulta: conhecendo os detalhes do caso, por vezes é possível dar orientações personalizadas sobre como ajudar e/ou motivar a pessoa a se tratar.
-
Quais são as características clínicas da síndrome do porre seco? A incapacidade de crescer emocionalmente é o sintoma principal do porre seco. Podemos dizer que o alcoólatra têm dificuldade de amadurecimento emocional, tem a síndrome de Peter Pan, quer ser eternamente criança, mas o tempo passa rápido. Mesmo sem beber, o alcoólico continua sendo como uma criança em sua maneira de pensar, lidar com suas emoções e agir.
-
Não existe nenhum quadro que tenha este nome, em medicina.
-
Possivelmente, um psiquiatra pode fazer um laudo. Talvez seja suficiente uma consulta, mas pode ser que peça testes psicológicos.
-
Tanto psiquiatra como neurologista podem ajudá-lo nesse processo.