Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Você deve suspender os Benzodiazepínicos ou remédios tarja preta que você está tomando e usar uma medicação menos inócua como um antidepressivo. Além disso, faça atividade física regular e sem falhas, tente fazer meditação e ter uma vida mais saudável, um estilo de vida saudável. Abraço e melhoras.
-
Infelizmente, "cabeça ruim" é uma expressão que pode significar muitas coisas diferentes, não sendo possível saber o que ocorre com você. Volte ao seu psiquiatra e peça uma avaliação. Certamente, ele saberá orientar você.
-
Pessoas que foram estupradas, quando desenvolvem algum problema, o mais frequente é o estresse pós-traumático. Um bom psiquiatra pode avaliar seu caso e indicar tratamento medicamentoso, psicoterápico ou ambos. Há profissionais com mais experiência nesses problemas. Antes de fazer a consulta, pode perguntar ao profissional ou consultar o currículo dele.
-
Psicólogos com experiência em autismo geralmente são os profissionais mais habilitados. Psiquiatras (também com experiência em autismo) podem ser necessários, em alguns casos. Psicopedagogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais também podem participar, quando necessário.
-
Olá, quando houver suspeita de autismo leve seria interessante ser avaliado por um Médico Psiquiatra ou Psiquiatra da Infância e Adolescência se for menor de 18 anos. Há várias formas de fazer o tratamento para este quadro, normalmente vai ser necessário psicoterapia, mas é importante que seja feito um diagnóstico adequado.
O profissional deve fazer uma investigação diagnóstica e esclarecimentos sobre o quadro, trazendo segurança ao paciente e familiares. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.
-
Fazer diagnóstico de autismo é algo que todo psiquiatra experiente deve saber fazer.
-
A depressão (transtorno depressivo maior) é uma doença complexa, causada por múltiplas variáveis e fatores, não costuma ter cura mesmo - ou seja, a maioria das pessoas precisará de medicação ao menos por 2-3 anos ou ao longo de toda a vida. Mas, se "passar" significa sair da crise, certamente a maioria das pessoas tem muito sucesso no alívio dos sintomas e no sentido de ter uma vida normal. Há muitas opções medicamentosas (ex. Antidepressivos, Lítio) e não medicamentosas (ex. ECT) para o tratamento da depressão e dificilmente se encontra uma pessoa que, fazendo o tratamento de modo correto e tendo paciência, tomando os remédios certinho, não fique totalmente controlada ou, pelo menos, bem funcional.
-
A depressão (transtorno depressivo maior) não costuma ter cura - ou seja, a maioria das pessoas (principalmente as que tiveram episódios longos ou mais de um episódio ou depressão bipolar) precisará de medicação ao longo de toda a vida. Mas, se "passar" significa sair da crise, certamente a maioria das pessoas tem sucesso. Há muitas opções medicamentosas e não medicamentosas para o tratamento da depressão e dificilmente se encontra uma pessoa que, fazendo o tratamento de modo correto e tendo paciência, não fique totalmente controlada ou, pelo menos, bem melhor.


