Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Deve procurar um(a) psiquiatra para avaliação e para orientar a melhor conduta.
-
Deve procurar um psiquiatra com experiência em transtornos do espectro autista (TEA). Há também alguns serviços especializados com equipes multidisciplinares - procure um posto de saúde e converse com a assistente social: elas costumam ter os endereços deste tipo de instituições. Pessoas com TEA têm várias características, à parte terem as manifestações do TEA: há aquelas com deficiência intelectual e aquelas que são muito inteligentes; há as mais afetivas e as mais isoladas e negativistas; os talentos são os mais variados. Assim, há necessidade de uma avaliação bem feita das potencialidades de cada uma.
-
Procure um psiquiatra. Há necessidade de verificar a origem da ansiedade. No caso de vários transtornos de ansiedade, há medicações que podem ajudar. Noutros casos de ansiedade, a psicoterapia pode ser útil e, muitas vezes, podem ser usadas tanto medicações quanto psicoterapia.
-
Procure um psiquiatra para avaliar sua ansiedade e dar o diagnóstico. Por vezes, há medicações que podem ser úteis. Noutros casos, psicoterapia pode resolver o problema. E, em alguns casos, tanto medicação quanto psicoterapia são usadas.
-
Deve procurar um(a) profissional da área. Primeiramente, porque o diagnóstico de "neuroticismo" deve ser feito por profissional. Pessoas sem formação podem observar várias características e mesmo acertar em diagnósticos. Porém, mesmo pessoas inteligentes, não sendo da área, frequentemente erram, quando tiram suas próprias conclusões. Vale o mesmo para as orientações, pois estas se baseiam no diagnóstico e, além disto, devem ser personalizadas. É muito válido procurar informações de boa qualidade sobre qualquer assunto, mas isto é diferente de tentar diagnosticar e abordar os casos reais por conta própria, com base em leituras ou vídeos.