Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Você deve falar com seu psiquiatra e pedir que explique detalhadamente qual o seu problema e os porquês das escolhas dos remédios, para se sentir mais seguro(a). Por outro lado, tratamentos psiquiátricos frequentemente são demorados e mesmo a melhora inicial pode demorar semanas e, às vezes, meses para ocorrer. E, se houver troca muito frequente de medicações, isto pode fazer o resultado ficar ainda mais demorado.
-
Deve consultar um psiquiatra, pois há necessidade de ver a causa do problema. Há várias causas possíveis, mas não há uma orientação possível de dar sem conhecer o caso pessoalmente.
-
O SUS possui atendimento psiquiátrico, mas geralmente é necessário passar, primeiro, por um médico generalista, que faz a triagem e encaminha para o atendimento psiquiátrico.
-
Ouvir vozes que outras pessoas não ouvem (se é este o caso) é um fenômeno chamado de "alucinação auditiva" e pode ter várias causas diferentes. Todas elas devem ser avaliadas por um psiquiatra, para que possa ser feito o tratamento correto.
-
"Falta de caráter" também, às vezes, cai nos transtornos tratados por psiquiatras e são chamados de "transtornos de personalidade", quando mais graves. Caso esteja com dificuldades de lidar com ele, fale com um psiquiatra e peça orientação. Muitas vezes, o psiquiatra pode ajudar a pessoa com transtornos de personalidade atendendo-a diretamente ou, se ela não aceitar atendimento, o psiquiatra pode, por vezes, orientar a família, tanto no sentido de conseguir convencer o paciente a ir a uma consulta quanto no sentido de aprender a lidar com o paciente de modo a ter menos problemas.