Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
O que é TCC? Poderia escrever o nome por extenso, para eu responder sua pergunta?
-
Deve levar seu neto a um psiquiatra com experiência em transtornos por uso de substâncias ("drogas"). É necessário tratar o problema do uso, mas também diagnosticar se existe algum outro componente como, por exemplo, transtorno de ansiedade ou depressão. Muitas vezes, quadros psiquiátricos podem decorrer do uso mas, também, podem antecedê-lo e pessoas com transtornos psiquiátricos diversos têm maior probabilidade de usarem drogas.
-
Ele pode ter sim um transtorno de personalidade antissocial ou pode ser apenas mentiroso mesmo. Tem pessoas também que tem mitomania, aquelas que mentem compulsivamente. Procure ajuda psiquiatria e psicológica para seu neto, é fundamental para ele curar o vício que a cocaína traz com o uso recorrente.
-
Normalmente, não deve causar febre, a não ser que o Haldol* (haloperidol) leve a uma reação chamada "síndrome neuroléptica maligna", o que é bem raro. Mas, é um dos motivos pelos quais ele é menos usado que antigamente. Já o Fenergan* (prometazina) não costuma levar a esta reação. Tremores podem resultar do haloperidol, às vezes, também. Vai depender da sensibilidade, da dose usada e muitas vezes melhora com o tempo de uso. Entretanto, sem conhecer pessoalmente o caso de seu filho, não há como dar orientações de tratamento ou saber quais são os remédios mais indicados para ele. Deve falar com seu médico, pois ele conhece bem os detalhes e estará em condições de dar os esclarecimentos e orientações personalizadas para seu filho.
-
Ouvir vozes é normal, a não ser que alguém tenha deficiência auditiva. Mas, talvez, o que você esteja querendo dizer, é se é normal ouvir vozes que outras pessoas não ouvem e sem a presença de alguém que esteja emitindo estas vozes. Neste caso, trata-se de um fenômeno chamado de alucinação auditiva, que pode ocorrer numa série de situações, nem todas patológicas. Algumas pessoas referem ouvir, em alguns momentos, alguém chamá-las (sem que alguém as tenha realmente chamado) e isto pode ocorrer em pessoas normais, talvez relacionado a alguma situação de estresse, fadiga ou outra alteração leve do organismo. Situações como estar acordando ou adormecendo podem favorecer este tipo de alucinação. Já alucinações patológicas (doentias) têm a característica de serem mais persistentes, repetitivas e, muitas vezes, as vozes falam coisas e não apenas chamam ou emitem palavras isoladas. Isto pode ocorrer em epilepsias e quadros psiquiátricos psicóticos, por exemplo. Nestes últimos, existe uma perda do vínculo com a realidade e as vozes, em deprimidos, maníacos ou esquizofrênicos, estão inseridos num contexto de alterações de pensamento e delírios (de grandeza, de ruína, de perseguição etc.).
-
Ouvir música sem que ela esteja sendo tocada é um fenômeno de alucinação auditiva e deve ser investigado psiquiátrica e neurologicamente. Pode ter muitas causas diferentes, porém não se trata de um fenômeno normal, frequentemente estando associado a alterações cerebrais. Isto é diferente de quando algumas pessoas se queixam de vir à sua memória, insistentemente, determinada música, o que pode ser um fenômeno relacionado à ansiedade ou de cunho obsessivo. Nestes casos, a pessoa não ouve, ela vem apenas na forma de um pensamento.