Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
É preciso inicialmente distinguir ESTRABISMO de VISÃO.
- VISÃO é a faculdade que nos permite ver (enxergar).
- ESTRABISMO é a perda do paralelismo dos olhos (para dentro, para fora, para cima ou para baixo).
Quando o estrabismo se instala após a infância, cirurgia corretiva dá bom resultado ESTÉTICO.
Quando, pelo contrário, o estrabismo vem desde a infância precoce, é preciso antes verificar se a visão está normal (em cada um dos olhos separadamente). A partir daqui, há uma infinidade de possibilidades.
Estrabismos que se instalam precocemente (na primeira infância) por regra são acompanhados de AMBLIOPIA de um dos olhos, isto é, um dos olhos apresenta visão reduzida. Este prejuízo varia desde a ambliopia discreta até ambliopia profunda.
Havendo ambliopia, a primeira providência consiste em minimizá-la mediante tratamento que pode envolver óculos e PENALIZAÇÃO (oclusão do olho melhor para forçar o olho pior a reagir).
Autores clássicos afirmavam que o tratamento da ambliopia só dá resultado em pacientes abaixo dos 6 anos de idade. De fato, o tratamento instituído até aquela idade costuma recuperar a visão por completo, e a recuperação é tanto maior quanto mais cedo se tratar. Mas temos observado que o tratamento da ambliopia pode dar resultados notáveis MESMO EM ADULTOS.
Como as possibilidades são muitas, somente o exame oftalmológico criterioso pode revelar o diagnóstico e o tratamento mais indicado ao caso.
V. Johnson, oftalmologista, Campinas
= = =
-
Ceratocone pode ser controlado o desenvolvimento com o tratamento de crosslink. Às vezes é necessário, dependendo do grau de desenvolvimento, primeiro regularizar a córnea, e só após realizar o crosslink. Em BH tem excelentes colegas oftalmologistas, que após o exame de sua filha poderão melhor indicar qual o melhor procedimento. Obrigado.
-
Bem. As dores musculares (Mialgias) podem ser de várias origens. Como não tenho mais dados sobre você, um dos casos mais comuns de mialgia que vejo em meu consultório são pacientes idosos que fazem uso de estatinas (Medicações que diminuem o colesterol), como a sinvastatina, por exemplo. Essas medicações tem como efeito colateral a mialgia. Sugiro que você veja na bula de suas medicações, as que faz uso regular, tal efeito colateral e procure o médico que receitou essa medicação para que ele possa fazer a troca e/ou suspensão do mesmo. Jamais deixe de avisar o seu médico que você quer suspender uma medicação porque você leu um efeito colateral na bula. TODAS as medicações tem efeitos colaterais e eles variam de indivíduo para indivíduo e se você está tomando alguma medicação prescrita por um médico é porque você está precisando.
-
Admitindo que fibromialgia seja o seu diagnóstico correto, tratamentos alopáticos serão apenas paliativos.
Mais promissor seria submeter-se a tratamento ORTOMOLECULAR (de preferência ortomolecular europeia).
= = =
-
Depende da profundidade da ambliopia e da atividade pretendida.
Exemplo: O Detran admite concessão de CNH nos casos de ambliopia leve, porém a mesma ambliopia impossibilitaria concessão do "brevet" para pilotar aviões (conforme a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil).
Ambliopias com acuidade visual de 20/400 ou pior configuram o que se chama de "cegueira legal ou profissional" (caso que configura direito a benefícios previdenciários).
Dependendo do caso, ideal seria TRATAR a ambliopia.
= = =
-
Estamos (provavelmente) falando em CALÁZIO (lesão cronificada após terçol tratado de maneira incompleta - ou não tratado).
A remoção cirúrgica do calázio é procedimento simples e rápido, sob anestesia local, a cargo de oftalmologista.
Os riscos envolvidos são desprezíveis.
= = =