Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Só um exame oftalmológico completo poderá esclarecer o diagnóstico, que passa por algumas hipóteses: problema de refração, catarata, olho seco dentre outros. Quanto a esses "bichinhos" que você percebe, isso é muito comum na terceira idade e são devido à liquefação e degeneração do humor vítreo (uma espécie de gel existente no fundo do olho), sendo de ocorrência normal, na maioria das vezes, não trazendo riscos à visão.
-
Nosso corpo é todo nutrido por vasos (ARTÉRIAS e VEIAS por onde corre sangue). Sendo o olho transparente, pelo exame do fundo-de-olho é possível ver os vasos da retina. Como a retina é fina (pouca espessura), os vasos que a nutrem se cruzam num mesmo plano ("cruzamentos Artério-Venosos"). Estes cruzamentos podem ser normais ou não, isto é, em alguns casos os vasos se comprimem mutuamente, dificultando a circulação sanguínea. Este, e outros fenômenos vasculares anômalos, são ditos "fenômenos de cruzamentos A-V") - que podem comprometer o funcionamento do órgão.
-
(faltou informar idade e sexo)
Todo procedimento médico envolve riscos, mas, em mãos competentes e experientes, a cirurgia refrativa é bastante segura. Antes de decidir pela cirurgia, no entanto, é indispensável certificar-se de que o "grau" esteja de fato estabilizado. -
Bom dia! Como você tem alta miopia, a cirurgia refrativa a laser (LASIK/PRK) provavelmente não será possível. Assim, a técnica provavelmente proposta seria de implante de lente intraocular, que é uma cirurgia com risco maior que a anteriormente citada. Não podemos esquecer que qualquer cirurgia tem seus riscos inerentes.
-
(faltou informar idade e sexo)
Desde que diagnosticada e tratada antes dos 6 anos de idade, a recuperação é total. Após aquela idade, o tratamento será tão menos eficaz quanto mais avançada a idade. Assim, convém tratá-la o quanto antes. A despeito disto, e salvo doença associada progressiva, não há risco de cegueira. Quanto às dores de cabeça, convém esclarecer em exame consciencioso - sempre sob cicloplegia ("dilatação das pupilas").
-
Bom dia! O estrabismo tem inúmeras causas, desde alteração dos músculos que movimentam os olhos até falta de óculos. Será necessário passar em consulta com seu médico oftalmologista para descobrir a causa e propor o tratamento adequado.