Neurologia - Perguntas respondidas
-
A Síndrome do Túnel do Carpo consiste em uma compressão do nervo mediano ao nível do punho. O tratamento depende da gravidade dos sintomas apresentados. Em casos leves, bastará um tratamento clínico à base de anti-inflamatórios e um emagrecimento moderado para alívio do quadro. Em casos mais graves com atrofia muscular, perda de força ou dor muito severa, será necessária descompressão cirúrgica. Esta se trata de cirurgia simples, com anestesia troncular ou local.
-
A cefaleia ou dor de cabeça tem numerosas causas, a maioria sem maior gravidade, mas algumas indicativas de problemas sérios como de infecções meníngeas e neoplasias cerebrais. Assim, cada caso deve ser bem avaliado e o tratamento deve ser baseado em uma consulta individualizada. A existência de um tratamento natural vai depender da causa determinante. Realmente, as mulheres sofrem mais de um tipo de cefaleia que é a mais frequente dentre todas as encontradas: a migrânea ou enxaqueca e esta se relaciona com as variações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual. A prevenção da enxaqueca deve ser individualizada para cada tipo de paciente.
-
O transtorno de hiperatividade e déficit de atenção (TDAH) é um transtorno comum em crianças acometendo aproximadamente 5% delas. O fato de seu filho não memorizar a tabuada não significa que ele tenha o TDAH, pois em geral a todos nós repugna termos de decorar alguma coisa. Tente fazê-lo aprender aritmética de forma mais divertida e mais concreta como, por exemplo, mostrando como somar pedrinhas coloridas. Se o problema persistir pode ser outro, como a discalculia, e em todo caso seria aconselhável mais informações para orientar sua dúvida melhor.
-
Toda atividade física em doenças neuromusculares está condicionada ao fato de que os exercícios devem ser interrompidos quando se desenvolve fadiga e retomados alguns minutos depois quando esta passar. Quanto à musculação, não há vantagem alguma em sua prática no caso de pacientes com miastenia gravis, pois esta não resultará em aumento da força e se não houver interrupção quando surgir cansaço o quadro pode piorar.
-
O diagnóstico de edema (inflamação) cerebral é em geral realizado por exame de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Às vezes, a presença de edema é inferida pela presença de aumento da pressão intracraniana, que pode em casos especiais ser medida diretamente.