Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
A sua descrição dos comportamentos de sua filha não está suficientemente clara e completa para se ter ideia do que ocorre. Entretanto, com certeza você deve procurar um(a) psiquiatra para orientar você pessoalmente.
-
Apesar de muitas pessoas usarem somente um tipo de substância, é comum que usuários de uma substância acabem experimentando ou mesmo usando rotineiramente uma segunda substância.
 
Não existe nenhuma orientação padronizada para lidar com este tipo de situação e, necessariamente, a solução terá de passar em algum momento por você - a não ser que seu filho procure ajuda espontaneamente.
 
Se tiver um diálogo aberto, com seu filho (o que talvez não seja o caso, pois você comenta que não pode falar sobre isto com ele), o ideal seria você sugerir para ele consultar um especialista. Caso contrário, você deve consultar um especialista pessoalmente e, com base no histórico de seu filho, poderá lhe dar orientações sobre formas de motivar seu filho a procurar um profissional. Alguns familiares se dão bem frequentando grupos onde familiares de usuários de drogas trocam experiências, como o NARANON.
 
Apesar de que muitas pessoas usam maconha e não ficam dependentes, a maconha pode trazer alterações de memória (e diminuir o desempenho escolar ou profissional), em alguns casos traz riscos de quadros psicóticos e, em médio a longo prazo, pode trazer problemas respiratórios.