Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Você deve procurar um psiquiatra o quanto antes. Caso já tenha descartado doenças clínicas a partir de uma consulta com Clínico Geral ou Cardiologista, você deverá procurar médico psiquiatra e psicólogo para te ajudar nesse caso. Você deve estar passando por um estresse muito grande e o afastamento da empresa após consulta com psiquiatra pode ser necessário. Burn out, estresse agudo e ansiedade são diagnósticos possíveis para o seu caso.
-
O melhor seria procurar um psiquiatra com experiência com crianças e adolescentes.
-
Não há como responder a esta pergunta de forma generalizada. Depende do objetivo. Se todos forem com o objetivo de estabilização do humor, podem se potencializar. Porém, estas medicações tem vários usos que não como estabilizadores de humor - a quetiapina é também um antipsicótico, a lamotrigina e a carbamazepina são antiepilépticos. A combinação de lamotrigina com carbamazepina não é comum, pois a carbamazepina, hoje em dia, não é mais tão usada quanto antigamente como estabilizador do humor e, como antiepilépticos, também não é comum serem combinados. Porém, sem conhecer pessoalmente seu caso, não há como saber se, para você, esta combinação é boa.
-
Primeiramente, não é provável que a causa de um refluxo gastroesofágico seja exclusivamente emocional - tem de ter sempre um componente funcional e/ou anatômico (i.e., alterações físicas). Em consequência disto, mesmo que haja algum componente emocional, muitas vezes o tratamento exclusivamente físico (medicamentoso ou, em casos mais graves, cirúrgico) é suficiente. Para associar um fenômeno como este a causas emocionais se deve fazer uma entrevista muito cuidadosa, de modo que fique claro se há mesmo uma conexão causal entre o problema emocional e o refluxo. Ao mesmo tempo que clínicos e cirurgiões frequentemente não diagnosticam problemas psiquiátricos, quando presentes, o contrário também ocorre: uma tendência em exagerar a importância do componente emocional, quando se tem alguma doença. Certamente, qualquer psiquiatra experiente e cuidadoso conseguiria fazer o laudo de que você precisa.
-
A DRGE (Doença de Refluxo GastroEsofágico) é uma doença muito complexa, que pode ser muito grave, não é provável que a causa de um refluxo gastroesofágico seja exclusivamente emocional, tem de ter sempre um componente funcional e/ou anatômico (i.e., alterações físicas, alimentação errada, dormir logo depois de comer). Ansiedade e estresse podem sim piorar a DRGE. Mas mesmo que haja algum componente emocional, muitas vezes o tratamento exclusivamente físico (medicamentoso com Omeprazol, Pantoprazol etc. ou, em casos mais graves, cirúrgico) é suficiente para resolver o quadro de desconforto no estômago. Para associar um fenômeno como este a causas emocionais deve-se fazer uma entrevista muito cuidadosa, de modo que fique claro se há mesmo uma conexão causal entre o problema emocional e o refluxo, o que na prática é muito difícil de provar. O psiquiatra pode fazer o laudo se houver sintomas emocionais bem claros e evidentes.