Doutor Responde
Login

Oftalmologia - Perguntas respondidas

Tenho 48 anos. Há 7 anos fiz cirurgia a laser para correção de miopia, que deu muito certo; depois disso uso óculos para perto. Ultimamente, vejo como se fossem relâmpagos nas laterais da minha cabeça e riscos pretos embaralhados na frente dos olhos.
  • Boa noite!

    Estes sintomas que o senhor relata, como os flashes de luz na periferia da visão e os riscos escuros no campo visual são típicos do que chamamos de descolamento de vítreo posterior. Dentro de nossos olhos, possuímos uma estrutura chamada de vítreo, que é semelhante a um gel. Ao longo de nossas vidas, este gel começa a sofrer alterações, tornando-se mais líquido do que viscoso, e isso pode causar o descolamento desta estrutura das paredes internas do olho, que são constituídas por diversos tecidos, inclusive a retina. O descolamento de vítreo posterior é, a princípio, uma alteração de caráter benigno a que todos estamos sujeitos. Porém, ele também é responsável pelo aparecimento de roturas na retina à medida que elas acontecem. Como o senhor possui história prévia de miopia (o interessante seria saber quantos graus o senhor possuía anteriormente; quanto maior a miopia, maior o risco de descolamento de retina), recomendo que o senhor procure um colega oftalmologista para avaliação e um exame de mapeamento de retina, no qual será necessário dilatação das pupilas para averiguar se há acometimento da retina em suas diversas porções. No caso de ausência delas, a princípio pode-se apenas manter observação. Se houver alguma lesão retiniana, o tratamento devido deverá ser realizado de acordo com a alteração encontrada. É importante ressaltar também que estas alterações visuais, em especial os "riscos pretos", aos quais chamamos de floaters ou moscas-volantes, podem se manter por muito tempo. Também vale a orientação de que qualquer baixa de visão abrupta ou alteração de campo visual deve ser imediatamente avaliada por um oftalmologista especializado em retina e vítreo. Espero ter ajudado! Abraço.

    0
    Dr. Guilherme Hikaru Jeewon Ju
    Dr. Guilherme Hikaru Jeewon Ju
    Oftalmologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Quando se passa por uma cirurgia no olho, é normal que o olho fique vermelho por quantos dias?
  • Depende da cirurgia que você fez. O olho vermelho não necessariamente é um sinal de problema/complicação. Converse com seu OFTALMOLOGISTA !!!

    0
    Dr. Leonardo do Nascimento Barbosa
    Dr. Leonardo do Nascimento Barbosa
    Oftalmologia
    Niterói / RJ
    Solicitar agenda
Após quanto tempo depois de um transplante de córnea pode fazer progressiva no cabelo?
  • Geralmente após um mês, mas somente o oftalmologista que lhe acompanha, que fez o transplante, poderá responder com mais segurança essa pergunta, pois depende da evolução do SEU PÓS-OPERATÓRIO.

    0
    Dr. Álvaro Fernandes Ferreira
    Dr. Álvaro Fernandes Ferreira
    Oftalmologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
  • Geralmente, quando há total repitelização da córnea transplantada, que se dá até um mês pós-operatório, mas cada caso é diferente e seu oftalmologista transplantador deve responder o momento certo para você. Lembrando que o pós-operatório do transplante de córnea é tão ou mais importante que o ato cirúrgico.

    0
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Oftalmologia
    Maceió / AL
    Solicitar agenda
Há uns dois dias comecei a sentir dor nos olhos, como se a retina estivesse queimada. Começou forte e está mais amena. Mas sinto que estou com maior dificuldade para enxergar, a visão está mais embaçada. Tenho miopia e astigmatismo. O que pode ser?
  • Várias doenças oculares podem se manifestar assim. Uma avaliação com seu médico oftalmologista deve ser feita o mais breve possível.

    0
    Dr. Renato Ferreira Ribeiro
    Dr. Renato Ferreira Ribeiro
    Oftalmologia
    Lavras / MG
    Solicitar agenda
Meu filho tem 5 anos e só agora com a troca de pediatra, me foi informado que há alteração no teste do olhinho e estou muito preocupada! Aqui na minha cidade não tem oftalmologista pra breve... O que pode ser essa alteração?
  • Boa noite!

    O teste do olhinho é um exame que deve ser realizado no berçário, logo que o bebê nasce. Ele é realizado com o intuito de detectar precocemente alterações e doenças oculares, como catarata congênita, infecções intraoculares (como toxoplasmose, toxocaríase) e até tumores, como no caso do retinoblastoma. Como não se sabe, através da pergunta, se essa alteração estava presente ao nascimento ou se foi detectada agora, o ideal seria levá-lo ao oftalmologista para investigação.

    0
    Dr. Guilherme Hikaru Jeewon Ju
    Dr. Guilherme Hikaru Jeewon Ju
    Oftalmologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.