Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
A pressão intraocular é considerada alta a partir de 21 mmHg e normal abaixo de 20 mmHg. Porém, só a medida da pressão não afasta a possibilidade de Glaucoma, devendo ser realizado também o Fundo de Olho, pois há casos de glaucoma com a pressão normal (abaixo de 21 mmHg).
-
Dependendo do estado (aparência) do nervo óptico e de outros parâmetros clínicos sim, é normal. A pressão ocular pode oscilar entre 10 a 21, em média, e ter pequenas diferenças entre os 2 olhos (até 4 mmHg). Há de se considerar ainda a espessura da córnea para a análise da pressão ocular, pois esta pode estar hipo ou hiperestimada em função da espessura corneana.
-
É normal. A pressão ocular normal varia de 09 mmHg a 21 mmHg (salvo em casos em que há variações da espessura da córnea do paciente que possam falsear o valor da pressão intraocular). As pressões dos dois olhos não precisam estar no mesmo valor para que seja normal. Uma variação maior que 04 mmHg entre os olhos pode ser considerada suspeita.
-
Se for miopia, geralmente são aceitas pelo nosso cérebro diferenças de grau entre um olho e outro de até 4 ou 5 dioptrias sem maiores problemas. Se for hipermetropia, a tolerância é menor, em geral 2 a 2 e meia dioptrias. Às vezes equilibramos os dois lados com graus mais aproximados ou mesmo iguais, por questão de maior conforto e melhor adaptação para o paciente .Depende também de quanto o olho de maior grau terá de acuidade visual para se fazer os ajustes adequados.
-
Quando a diferença de 'grau' entre os dois olhos é maior do que 4 D, sua correçã total torna os óculos intoleráveis.
Nesse caso em particular talvez convenha considerar LENTES DE CONTATO ou CIRURGIA REFRATIVA.
V. Johnson
Campinas
= = =
-
Existem vários motivos para esses sintomas... e a melhor forma de saber qual patologia pode ser, e o tratamento, é procurando um médico oftalmologista!