Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
O quadro descrito é insuficiente para conclusões, porque tanto embaçamento quanto dor podem ser resultado de inúmeras anomalias óculo-visuais.
Se o embaçamento é antigo, é possível que se deva a AMETROPIA (hipermetropia, miopia, astigmatismo ou presbiopia. Se recente e súbito, é provável que se trate de URGÊNCIA e deve ser examinado logo, antes que se agrave e comprometa permanentemente olho e/ou visão.
Resposta de certeza só pode ser obtida após exame oftalmológico consciencioso.
-
(futuramente, sugerimos mencionar SEXO, IDADE e outros fatores específicos - que influem na resposta)
Supomos que o leitor esteja se referindo a LENTES DE CONTATO (e não de óculos).
Desde que corretamente adaptadas - e usadas conforme instruções do fabricante - não há motivo para imaginar prejuízo com o uso das lentes, salvo sensibilidade individual anômala.
Por regra, lentes RÍGIDAS gás-permeáveis permitem uso contínuo ao longo de todo o dia, ao contrário de lentes HIDROFÍLICAS ("gelatinosas"), cujo uso deve ser limitado ao número de horas indicado pelo fabricante.
Uma regra de ouro é: NÃO INSISTA NO USO DAS LENTES SE OS OLHOS SE TORNAREM VERMELHOS. -
Boa tarde! Sim pode prejudicar. O uso prolongado das lentes de contato pode causar algumas complicações, como ceratite, úlcera de córnea, diminuição das células endoteliais da córnea etc., o que irá causar irritação ocular, hiperemia (vermelhidão), embaçamento visual etc.
Tente não usar suas lentes de contato por mais de 8 horas/dia e se estiver com os olhos irritados não usá-las. Além disso, respeitar o tempo de descarte das lentes e realizar acompanhamento com seu médico oftalmologista regularmente, pois somente ele terá condições de avaliar as complicações inerentes ao uso das lentes de contato.
-
Olá. Quem tem glaucoma não é proibido de fazer a cirurgia de Lasik, mas devem ser feitos vários exames antes da cirurgia para análise do estágio do glaucoma e se realmente a cirurgia de Lasik não tem nenhuma contraindicação.
Em casos de glaucoma avançado, o mais prudente é conversar bem com o seu médico glaucomatólogo pois a cirurgia de correção de grau faz com que a gente perca alguns parâmetros, principalmente em relação à pressão intra-ocular.