Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Pela sua descrição deve estar com floater, que é uma opacidade no vítreo (gel que preenche o interior do olho entre o cristalino e a retina). Com a movimentação do olho, essa imagem (nuvem) também se move. É importante fazer um mapeamento da retina (exame detalhado do fundo do olho com a pupila dilatada) para descartar doenças inflamatórias, hemorragia ou problemas de retina. Pode ser de causa benigna e não é incomum.
-
Vamos por partes. Sentir o olho embaçado eventualmente pode estar associado à irritação ocular alérgica, o que é muito comum e provável em pessoas abaixo dos 50 anos de idade. Esse embaçamento, alérgico. tem como característica própria o melhorar ao pestanejar. Por outro lado, se o embaçamento é constante e a pessoa tem mais de 59 anos, cogita-se a possibilidade de opacificação do cristalino em fase inicial. Ambos de tratamento muito tranquilo, sem necessidade de preocupação. No que se refere a algo mexendo, bem, posso traduzir melhor tal sintoma como... uma quase leve coceira que seguida do ato de coçar, que é muito comum por parte dos pacientes, agrava mais ainda. Quanto ao olho ser mais baixo que o outro, fique tranquilo. E muito comum leve assimetria da altura palpebral, que obviamente pode ser agravado pelo trauma do hábito de coçar.
-
A prescrição do grau precisa ser avaliada cuidadosamente, o exame de refração deve ser completo incluindo o uso de colírio para cicloplegia. O fenômeno de neuroadaptação é responsável por superar as dificuldades iniciais que sentimos no início de uso de óculos. Pode durar 1 ou 2 semanas.