Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Nessa idade, é comum que a criança se aproxime demais do objeto de mirada (livro, TV, computador e, principalmente, CELULAR), o que força demasiadamente os músculos intraoculares. Experimente orientá-lo a AFASTAR os objetos do rosto.
Caso este procedimento não elimine a queixa, é muito provável que a criança seja portadora de HIPERMETROPIA e/ou ASTIGMATISMO que devem ser corrigidos por óculos.
-
A catarata é a perda da transparência de uma lente que nascemos com ela que, por ser praticamente transparente, recebe o nome de cristalino. Comumente se dá em pacientes acima dos 50 anos de idade com algumas exceções. Só porque você tem uma catarata, não quer dizer que necessita operar, muito menos com urgência. A cirurgia é indicada quando há diminuição da acuidade visual ou da qualidade da visão do paciente. Infelizmente, a catarata não melhora com óculos, apenas com cirurgia. A oftalmologia avançou muito nos últimos anos e conseguimos realizar esta cirurgia de forma segura, em pouco tempo e, na maioria das vezes, sem a necessidade de suturas.
-
(futuramente, sugerimos mencionar SEXO, IDADE e outras informações específicas - que influem na resposta).
O fato de "enxergar bem" não exclui possíveis ametropias (astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia). Portanto, exame oftalmológico é indispensável (sob CICLOPLEGIA, isto é, "dilatação das pupilas").
-
Seu relato indica relação das dores com o uso dos olhos. Os motivos seriam primariamente de duas classes:
(1) postura incorreta à leitura (como aproximação excessiva entre olhos e texto);
(2) possível existência de astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia - que só podem ser determinados em exame oftalmológico consciencioso (sob cicloplegia, isto é, "dilatação das pupilas").
-
O crosslinking corneano (CXL) é realizado para estacionar ou diminuir a velocidade de progressão da doença (ceratocone). Não tem finalidade óptica (melhorar a visão). O fato de ter realizado o CXL não quer dizer que não vá necessitar de correção de óculos, lentes ou anel. A visão dupla pode acontecer por vários fatores e, no ceratocone, ocorre quando há um estrabismo visível, latente, dificuldade na fusão de imagens ou diferença de grau entre os olhos. Só saberemos o que seria melhor para você, ao ser avaliado por um médico oftalmologista.