Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Concordo com o colega quanto a importância da limpeza periódica dos bordos palpebrais.
Tenho como conduta orientar a meus pacientes uma limpeza periódica - a cada 3 ou 4 dias, dos bordos palpebrais com a utilização de produtos utilizados na limpeza e conservação das lentes de contato - Renu ou Opti-free. Eles agem como detergentes, idealmente fabricados para limpeza e desinfecção das lentes de contato e não irritar as estruturas oculares.
A utilização de cotonetes umedecidos com essas substâncias proporcionam uma boa limpeza dos cílios e bordos palpebrais. O enxágue com água corrente completa a ação. -
Blefarites há várias (infecciosa, alérgica, traumática, química...) e o tratamento depende da etiologia (causa). Entretanto, a higiene básica contribui (muito) para o seu controle. Instrua sua filha:
(1) No banho diário, molhar rosto e mãos.
(2) Passar os dedos em sabonete comum (NÃO usar shampoos!). Com os olhos fechados, e esta quantidade mínima (até invisível) de sabonete nos dedos, massagear as pálpebras, na altura dos cílios (não confunda com sobrancelhas), em movimentos HORIZONTAIS de vai-vem, desde a região nasal até a temporal, DELICADA e INSISTENTEMENTE.
(3) Enxaguar o rosto abundantemente, porque resíduos do sabonete agravariam ainda mais a blefarite (acrescentaria uma blefarite química).
Assim como escovar os dentes, este procedimento deve se tornar habitual (para a vida toda), porque blefarites tendem a se tornar crônicas.
Se praticado habitualmente, este procedimento não matará possíveis biocontaminantes, mas reduzirá grandemente sua população, reduzindo também as manifestações inflamatórias.
V. Johnson, Campinas, SP
= = =
-
Olá! O diagnóstico de glaucoma é realizado por meio de um exame oftalmológico que vai avaliar sua pressão intraocular, avaliar seu nervo óptico, avaliar seus fatores de risco e solicitar exames de campo visual e outros se julgar necessário. Normalmente, os pacientes não percebem quando a pressão intraocular está alta, sendo o glaucoma uma doença silenciosa. Manchas na visão podem ser muitas coisas, desde moscas volantes a problemas na retina. Sugiro procurar imediatamente seu médico oftalmologista.
-
Olá! Tudo bem? Dificilmente há relação com o cirurgia do desvio de septo. Na grande maioria das vezes, o desvio descompensou e voltou. O ideal é você passar por uma consulta com especialista.