Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Nem todas as dores de cabeça derivam dos olhos, mas estas são comuns.
Primeira providência é submeter-se a exame oftalmológico SOB CICLOPLEGIA ("dilataçao" das pupilas), à procura de possível hipermetropia e/ou astigmatismo, e, se necessário, corrigi-los.
A pesquisa de ASTIGMATISMO deve ser particularmente criteriosa. Mesmo quando mínimos, os astigmatismos verticais e oblíquos devem ser corrigidos.
Entretanto, a simples correção por óculos pode não ser suficiente. É necessária também uma POSTURA CORPORAL adequada à leitura. Eduque-se para ler à distância mínima de 30 cm do rosto - ou MAIS, porém NUNCA MENOS.
Ao COMPUTADOR: Junte as mãos como se fosse rezar, estenda completamente os braços e toque o monitor com a ponta dos dedos. Do rosto ao monitor, esta é a distância ideal.
Se, a despeito destas providências, a dor persistir, será necessário buscar outras causas. Além das óculo-visuais, são comuns também as nutricionais, otorrinolaringológicas, hormonais, dentísticas e neurológicas.
V. Johnson, oftalmologista, Campinas
= = =
-
Casos leves melhoram com limpeza diária na hora do banho com shampoo neutro infantil ou algum produto oftalmológico específico pra limpeza ocular. Casos graves podem necessitar uso de pomada apropriada. Lubrificantes dão conforto e são usados em conjunto. Consulte seu oftalmologista para definir o melhor tratamento.
-
Cada caso deve ser avaliado individualmente. Existem pré-requisitos para a cirurgia. Se o paciente apresentar certas características oculares dentro da normalidade, associado a problemas de refração como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, poderá ser um bom candidato à cirurgia para correção de grau (cirurgia refrativa a laser), mas há situações em que a cirurgia poderá ser contraindicada. Na verdade, a cirurgia visa a redução do grau e a independência de óculos. Há várias técnicas e, cabe ao médico decidir pela melhor juntamente com o paciente. Os resultados costumam ser muito bons e já são percebidos no primeiro dia. O tempo de recuperação dependerá da técnica empregada.
-
Na clínica oftalmológica não há dois casos idênticos, e cada um deve ser avaliado individualmente, mas, por regra, miopias e astigmatismos são passíveis de correção cirúrgica confiável.
Hoje esta é feita com auxílio do excimer laser. Os equipamentos são aperfeiçoados continuamente, e os resultados vêm sendo mais e mais previsíveis.
A cirurgia dura poucos minutos, não exige anestesia geral, o desconforto pós-operatório é pouco, a recuperação é rápida e os resultados se fazem perceber praticamente de imediato.
Em mãos experientes e com equipamento adequado, o prognóstico é promissor.
V. Johnson, oftalmologista, Campinas
= = =