Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Boa tarde, quando a catarata está muito madura ela se torna opaca, impedindo a avaliação do fundo dos olhos. Neste caso, um ultrassom do olho pode ajudar nesta avaliação, porém muitas vezes só diagnosticamos alguma alteração após a cirurgia, quando o fundo dos olhos se torna visível.
-
O que você enxerga são condensações no vítreo, gel que preenche a parte posterior do olho, chamado "floaters" ou "moscas volantes". Isto pode ocorrer independente de cirurgia. Não vai desaparecer, mas com o tempo você fará uma neuro adaptação e só vai percebê-los quando procurar; geralmente, em ambientes bem claros.
-
LÁGRIMA é um líquido natural complexo que lubrifica o piscamento e protege os olhos contra ameaças ambientais. Sem lágrima, os olhos ficariam vermelhos, ardentes e vulneráveis (teríamos mais infecções). Lágrima é, portanto, essencial para a boa saúde dos olhos.
EPÍFORA é o nome que se dá ao lacrimejamento excessivo (quando as lágrimas escorrem pelo rosto).
Epífora sempre indica que algo está errado. Quando o ar contém irritantes (poeira, fumaça, vapores...), a epífora é uma tentativa natural para 'lavar' o olho. Também infecçoes por vírus podem gerar epífora. Epífora pode ser também produzida por VÍCIOS DE REFRAÇÃO (hipermetropia, astigmatismo, presbiopia). Outro motivo ainda para epífora pode ser alguma anomalia das VIAS LACRIMAIS (tubinhos que conduzem o excesso de lágrima para a garganta).
Quando a epífora é eventual, nao exige maior atenção. Mas, quando habitual ou persistente, deve ser investigada em exame oftalmológico.
V. Johnson, oftalmologista, Campinas
= = =
-
Talvez sua armação esteja encostando ou esteja muito próxima ao rosto, principalmente se tiver uma pele muito oleosa. O apoio deve se limitar a região superior do nariz.