Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Esse ponto preto pode ser mosca volante, normalmente associado ao descolamento da geleia do olho. A maioria dos casos não são graves e esse ponto desaparece espontaneamente, entretanto, outras doenças mais graves podem aparecer com os mesmos sintomas. Devido a isso, sugiro que consulte com seu oftalmologista para uma avaliação de fundo de olho.
-
Entrópio é quando a pálpebra está virada para dentro fazendo com que os cílios toquem nos olhos e podendo levar a cicatrizes que podem piorar a visão. O tratamento é cirúrgico, consulte com um oftalmologista especialista em plástica ocular. Até que o procedimento seja realizado é muito importante manter os olhos lubrificados e de preferência que os cílios não toquem na córnea, para isso pode-se utilizar uma fita (micropore por ex) na pálpebra de baixo puxando-a para fora.
-
Depende da CAUSA da dor. As causas mais comuns da queixa são astigmatismo, hipermetropia e POSTURA às atividades visuais.
Possíveis ASTIGMATISMO e HIPERMETROPIA são constatados em exame oftalmológico (sempre sob efeito de colírio cicloplégico), e adequadamente corrigidos por óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.
Quanto à POSTURA às atividades visuais (como leitura, uso de computador ou celular...):
- LEITURA: Não se aproxime demais do livro. A distância ideal de leitura é de não menos do que 30-35 cm (aproximadamente dois palmos) do rosto.
- COMPUTADOR: Para este, a distância entre olhos e monitor deve ser maior, e o critério é simples:
Junte as mãos como se fosse rezar. Estenda os braços completamente e toque o monitor com as pontas dos dedos. Esta é a distância ideal de uso do monitor.
- CELULAR: Convém usá-lo à distância de pelo menos dois palmos do rosto.
Por regra, estas providências simples eliminam dores, olhos vermelhos e cansaço óculo-visual.
Ainda sobre celular, é oportuno lembrar das REM (radiações eletro-magnéticas) emitidas pelo aparelho. Estas radiações são prejudiciais não só para os olhos, mas para o organismo todo. Celulares devem ser usados apenas para comunicações breves. Para conversas longas, telefones FIXOS são mais seguros.
V. Johnson, Campinas, SP
= = =