Neurocirurgia - Perguntas respondidas
-
A maioria das lesões do nervo ulnar tem possibilidade de cura ou pelo menos de melhora importante. Vai depender da lesão (parcial ou total) e das condições clínicas da pessoa que sofreu a lesão (fatores metabólicos e doenças associadas). É importante o acompanhamento por um neurologista ou mesmo de um neurocirurgião.
-
A lesão por trauma pode ser tratada clinicamente com ótimos resultados. Há casos de trauma de nervo ulnar em que há edema ou lesão grave do nervo podendo apresentar recuperação parcial e deixar sequelas graves motoras da mão. Melhor procurar o consultório para melhor avaliação do caso.
-
A neuralgia do trigêmeo causa intensas dores no território inervado por este nervo. O tratamento deve ser inicialmente com medicações específicas. A cirurgia é indicada em casos em que o tratamento conservador não resolve ou quando efeitos colaterais dos medicamentos comprometem o tratamento. O neurocirurgião pode avaliar o paciente inicialmente, podendo seguir com seu tratamento medicamentoso. Mas, o neurologista também pode manter o acompanhamento clínico.
-
Bom dia!
A dor na coluna que desce para perna provavelmente é um sinal de compressão do nervo da coluna.
O ideal seria você procurar um atendimento com o neurocirurgião, ele te examinará e solicitará exames na qual confirme o diagnóstico.
A compressão do nervo seja por hérnia de disco ou outra causa tem tratamento.
-
O líquor banha o cérebro e a medula espinhal e preenche as cavidades ventriculares cerebrais, amortecendo eventuais traumas ou choques mecânicos sobre o sistema nervoso central. Ele é produzido e reabsorvido pelos ventrículos, por meio da corrente sanguínea e circula por eles através de orifícios que podem ser obstruídos, dificultando a sua circulação. Hidrocefalia é uma situação em que há um desequilíbrio entre a produção, circulação ou absorção desse fluido, com um acentuado aumento dele. Refere-se ao acúmulo do líquor nas cavidades ventriculares cranianas (o que as faz aumentar de tamanho) e no espaço subaracnoideo e à pressão que passa a exercer sobre as estruturas do cérebro, podendo causar nelas lesões e inchaço.
Equipe médica Centralx