Infectologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia, é necessário uma avaliação médica para analisar o tempo de início de sintomas, quais sintomas que ainda persistem para avaliar se ainda há indicação do uso de antiviral.
-
Bom dia.
Este diagnóstico é relativamente frequente em pacientes idosos e a dor neuropática que esta infecção pode causar traz muito sofrimento aos pacientes.
A sensação de formigamento, queimação, choque, furada na região onde as lesões apareceram é bem característico do quadro e requer tratamento específico. O antiviral pode ajudar na resolução mais rápida das lesões e diminuição das chances de surgimento das dores, embora nem sempre.
O melhor tratamento disponível para este tipo de dor é o uso de uma medicação controlada, chamada neuroléptico, por vezes associada a um antidepressivo. É necessário acompanhamento médico para ajuste de dose e avaliação do tempo de tratamento.
Minha sugestão: procure um neurologista ou infectologista de sua confiança.
-
Bom dia, esse exame indica que você já teve contato com o vírus da Herpes Simples.
-
Boa tarde!
Muito provavelmente, a queixa da paciente é decorrente de sequela, pois a infecção não está mais ativa depois de 3 meses. Importante lembrar que o herpes zoster é uma recidiva do vírus da varicela (catapora), e que causa lesão em nervos, não apenas na pele. A pomada de aciclovir tem utilidade limitada, com pouco efeito em herpes simples inicial, e seu uso não é indicado em herpes zoster, especialmente para controle de sequelas.
Ele pode procurar por um neurologista, ou fazer controle das sequelas com o próprio geriatra.