Infectologia - Perguntas respondidas
-
O Herpes Zoster (popularmente conhecido com "cobreiro") é uma infecção causada pelo vírus chamado "Varicela Zoster" (VZV), que por sinal é o mesmo que causa a varicela/catapora na infância.
Apesar de sairmos "curados" da varicela, o VZV fica dormente em nosso organismo por vários anos.
Quando a imunidade fica menos ativa (seja por doenças que afetam a imunidade, uso de certas medicações ou pelo próprio envelhecimento) este vírus pode reativar na forma de Herpes Zoster / "cobreiro", que nada mais é que uma manifestação localizada deste vírus no trajeto de algum nervo da pele.
É uma doença que na maioria das vezes resolve espontaneamente, porém tem tratamento - sendo que este, quanto mais precoce for instituído, mais rápida é a melhora do quadro e menores são as chances de persistir a dor no local afetado.
-
A doença conhecida popularmente como ``cobreiro`` é o Herpes zoster.
Trata-se da reativação do varicela zoster vírus, que é o vírus da catapora que a pessoa deve ter apresentado na infância e se reativa em um momento de deficiência da imunidade.
Apesar de poder se resolver espontaneamente em alguns casos, se não for tratado de forma adequada e precoce pode evoluir com neuralgia pós-herpética que é uma sequela grave e bastante incômoda.
Então se tiver com sintomas ou conhecer alguém que tenha os sintomas, procure o quanto antes possível um infectologista.
É importante saber que já existe para os idosos vacina para a prevenção da doença.
-
O sêmen era seu ou do parceiro? Ele era sabidamente HIV? Vocês tiveram algum outro tipo de relação (oral, penetrativa)?
 
Não consegui compreender a sua história para estimar o risco deste seu contato sexual e responder adequadamente à sua pergunta. De qualquer forma, sugiro que você procure auxílio médico para te responder a esta (e outras) perguntas que você possivelmente tenha.
-
Olá! É preciso avaliar se você apresenta infecção urinária mesmo ou se é um problema chamado bacteriúria assintomática.
A bacteriúria assintomática é um problema no qual há presença de bactéria na urina porém sem ocorrência de sintomas.
Habitualmente a bacteriúria assintomática não deve ser tratada com antibióticos, salvo em algumas exceções como por exemplo na gestante. Recomendo que se busque um infectologista para uma avaliação especializada.
Boa sorte!

