Obesidade - Perguntas respondidas
-
Em primeiro lugar, sempre procurar um profissional médico, preferencialmente o endocrinologista para seu acompanhamento, nunca fazer por conta própria. Você deverá ser avaliada, ter todo seu histórico médico analisado e então identificado o principal motivo para seu ganho de peso. E aí que será o principal foco. O tratamento envolve, idealmente, uma equipe multidisciplinar com endocrinologista, psicólogo, educador físico e nutricionista. Quanto mais completo e bem assistido for o seu tratamento, maiores serão as chances de sucesso. Compartilhe a responsabilidade do seu emagrecimento com esses profissionais e o resultado será certeiro!
-
Você deve procurar um endocrinologista ou outro médico capaz de verificar se existe algo errado facilitando o ganho de peso. Tem se observado alterações da tireoide e Diabetes após Covid.
Drª. Andreza Vital BarrettoEndocrinologia e MetabologiaSolicitar agenda -
Deve procurar um(a) psiquiatra com experiência em transtornos alimentares/obesidade/sobrepeso ou uma equipe especializada nestes transtornos.
-
Deve procurar uma equipe especializada, com nutricionista, psiquiatra e psicólogo. Muitas vezes, há soluções menos invasivas que a cirurgia. E, se esta for indicada, a pessoa deve primeiro passar por uma avaliação psiquiátrica e psicológica.
-
Há necessidade de uma consulta médica para avaliação. Existem contra indicações para a cirurgia Bariátrica. Também é imprescindível uma equipe multidisciplinar com nutricionista, psicologia e psiquiatria. Existem medicamentos que podem auxiliar na perda ponderal, sem necessidade de cirurgia em muitos casos.
-
Boa tarde. Pelo seu IMC, sim. Porém, deve ser avaliada por uma equipe multidisciplinar para saber se tem condições clínicas e psicológicas para realizar o procedimento.
Drª. Ana Cláudia Borges do CarmoEndocrinologia e MetabologiaEndocrinologia PediátricaRio de Janeiro / RJ
-
Olá, os dois são importantes para esta situação. O endócrino para avaliar, investigar a causa dessa perda de peso e fazer o diagnóstico de alguma patologia, se for o caso. O nutricionista por sua vez pode ajudar a identificar erros alimentares e orientar a ingesta para melhorar o ganho de peso.
-
Há uma interseção entre as seguintes áreas: Nutrologia, Endocrinologia e Nutrição. Tanto o Nutrólogo quanto o Endócrino são necessários para o diagnóstico e instituição do melhor tipo de tratamento, sendo ele medicamentoso ou não. O profissional mais habilitado para a prescrição de dieta é o Nutricionista. Ou seja, tratamento multidisciplinar.
-
A senhora sua mãe necessita ser avaliada com urgência para saber a causa dos edemas e iniciar o tratamento adequado ao caso.
-
Sua mãe está com edema generalizado. Procure a emergência.
Drª. Andreza Vital BarrettoEndocrinologia e MetabologiaSolicitar agenda
-
Na maioria dos casos de emagrecimento, o mais indicado são técnicas comportamentais ou cognitivo-comportamentais de reeducação alimentar, conduzidos por psiquiatra ou psicólogo com experiência neste tipo de tratamento e acompanhamento com nutricionista. Tratamento medicamentoso deve ser feito apenas nos casos em que a pessoa tiver algum problema de saúde relacionado a obesidade e índice de massa corpórea acima de 27 ou, caso não tenha problemas de saúde, o índice de massa corpórea deve estar acima de 30. Mesmo nesses casos, o acompanhamento com técnicas cognitivo-comportamentais de reeducação alimentar deve ser feito, ao lado do tratamento medicamentoso. Não há como indicar tratamento, sem conhecer pessoalmente seu caso.
-
Na maioria dos casos de emagrecimento e perda de peso, o mais indicado é o uso de técnicas comportamentais por médico Endocrinologista ou técnicas cognitivo-comportamentais de reeducação alimentar, conduzidos por psiquiatra ou psicólogo com experiência neste tipo de tratamento e acompanhamento com nutricionista e com Endocrinologista. Mudança de hábitos de vida são fundamentais neste caso. Tratamento medicamentoso deve ser feito em conjunto apenas nos casos em que a pessoa tiver algum problema de saúde relacionado a obesidade e índice de massa corpórea acima de 30 ou, caso tenha alguma complicação da obesidade. Fazer atividade física regularmente ajuda muito no controle do peso.