Obesidade - Perguntas respondidas
-
Existem algumas variáveis adicionais que devem ser inseridas no cálculo da faixa de peso ideal (por exemplo, idade e atividade física) mas, em princípio, seu índice de massa corpórea está dentro do normal. Se, mesmo assim, está muito preocupada em emagrecer, talvez haja necessidade de uma terapia com psiquiatra ou psicólogo, porque algumas pessoas apresentam uma necessidade excessiva de emagrecer, podem prejudicar sua saúde e precisam ser tratadas. Porém, se o que quer evitar é uma tendência a engordar, para não entrar numa faixa de peso anormal, pode procurar um nutricionista ou um psicólogo ou psiquiatra com experiência em comportamento alimentar.
-
O mais importante é começar a mudar seus hábitos e melhorar seu estilo de vida. Para adultos, recomenda-se a prática de atividade física (150 minutos por semana ou 30 minutos só por dia), acompanhamento e avaliação nutricional, já que a atividade física "per se", é aliada na manutenção do peso a longo prazo, mas para a perda de peso inicial, é importante a mudança alimentar associada aos novos hábitos. Se necessário, acompanhamento multidisciplinar com endocrinologia, que avaliará alterações metabólicas ocasionadas pelo excesso de peso, assim como a necessidade ou não de tratamento medicamentoso, como também avaliará se há indicação para uso de medicamentos que ajudam na perda de peso. Alguns pacientes também deverão ser acompanhados por psicólogo e/ou psiquiatra, já que a obesidade pode ser multifatorial.
Drª. Christiane Hatem CoelhoEndocrinologia e MetabologiaEndocrinologia PediátricaGovernador Valadares / MGSolicitar agenda -
Procurar um nutricionista para avaliação do peso, dieta e nutrição.
-
Olá! Boa tarde,
Se você já fez endoscopia e ultrassom abdominal total e os resultados foram normais, é possível que não tenham sido encontradas anormalidades estruturais significativas. No entanto, há várias possibilidades a serem consideradas para a queima e dor no estômago. Alguns exemplos incluem refluxo gastroesofágico, gastrite, úlceras ou até mesmo problemas funcionais, como dispepsia funcional, a síndrome do intestino irritável ou causas relacionadas a intolerâncias alimentares. Recomendo que você consulte um gastroenterologista para uma avaliação mais detalhada, pois eles poderão fazer um histórico médico completo, realizar exames adicionais, se necessário, e chegar a um diagnóstico preciso. Após o diagnóstico correto será possível realizar o tratamento adequado e aliviar ou curar seus sintomas.
Espero ter ajudado.
Att.
Dra Erika Yvamoto (Gastroenterologista) -
"Um pouco de 'queima' e dor", no abdômen (nem sempre é possível concluir, sem exame médico, que a origem é o estômago, pois as dores abdominais frequentemente são mal localizáveis) pode ter muitas causas, inclusive disfunções mais leves, que podem não levar a lesões que apareçam no ultrassom (suponho que "ultra" seja ultrassom) ou na endoscopia. O gastrenterologista, com base na sua queixa e exame físico e nos exames que resultaram negativos, pode prescrever um tratamento e observar sua evolução ou, dependendo do caso, pode solicitar exames adicionais como, por exemplo, ressonância magnética.
-
Você tem um IMC> 40, obesidade grau 3. Tem sim indicação para bariátrica. Procure um endocrinologista primeiro e ele te encaminha para o cirurgião que faz cirurgia bariátrica após alguns exames.
Drª. Andreza Vital BarrettoEndocrinologia e MetabologiaSolicitar agenda
-
Sugiro uma nutricionista ou nutróloga.