Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
O(a) profissional deve ser um(a) psiquiatra.
 
Não dá para saber que diagnóstico tem seu filho, porém há duas grandes possibilidades:
 
a) depressão - trata-se de um estado em que ocorrem alterações químicas no cérebro e a pessoa sente desânimo, tristeza, muitas vezes nem vendo sentido na vida; podem ocorrer diminuição de apetite, insônia ou excesso de sono, dificuldades de concentração e outros sintomas;
 
b) dependência de internet - trata-se de um problema com algumas semelhanças com a dependência de drogas, em que a pessoa se envolve tanto com o uso da internet que o resto de suas atividades vai se tornando cada vez mais restrito; a pessoa fica literalmente "viciada" no uso do computador.
 
É importante acrescentar, ainda, que pessoas podem ter os dois problemas simultaneamente.
 
O tratamento da depressão, se for o caso, exige, atualmente, o uso de medicações e somente um(a) psiquiatra pode avaliar esta necessidade.
 
Em relação à dependência de internet, não há nenhuma medicação específica, porém em casos graves existem alguns remédios que podem ser usados. Entretanto, um tratamento claramente indicado é a terapia comportamental, na qual, através de uma análise das circunstâncias que levam ao uso excessivo do computador e das consequências deste uso, procura-se ensinar a pessoa a retomar sua vida de modo mais saudável.
-
Psiquiatra de crianças e adolescentes (dependendo da idade). Se for acima de 18 anos, um psiquiatra de adultos atende muito bem.
O psiquiatra vai avaliar o diagnóstico correto (depressão unipolar, depressão bipolar, outros?).
A partir daí pode optar pelo tratamento com psicoterapia (psicólogo ou psiquiatra especialista) e medicação.
O principal sintoma de depressão é ANEDONIA (perda de interesse em atividades que antes davam prazer - futebol, sair de casa, passear) e humor deprimido ou irritável com algum dos sintomas (alteração do sono, apetite, memória, libido). -
Você deve procurar um médico psiquiatra que possa avaliar seu filho para confirmar ou descartar este diagnóstico que você sugere.
-
Se você estiver tratando algum transtorno da Personalidade, o resultado demora a aparecer mesmo.
Se for outro transtorno como ansiedade, depressão, pânico, estresse pós-traumático, etc., o esperado era você já ter apresentado alguma resposta.
Comece eliminando ou reduzindo os estressores que estão fazendo seu problema permanecer.
Já o médico pode reavaliar o diagnóstico ou a medicação.
Há esperança, não desista!
Boa sorte e se precisar, conte comigo! -
Tratamento de que transtorno? Não há como responder, só com base na informação de que está "fazendo tratamento há quase dois anos", pois em transtornos diferentes se esperam tempos de resposta diferentes. Converse com seu/sua psiquiatra ou marque consulta com outro(a), para pedir uma segunda opinião.
-
Deve procurar um médico com experiência em abuso de benzodiazepínicos e tranquilizantes.
-
Você deve procurar um psiquiatra, que é o especialista mais indicado para tratar deste tipo de problemas. Caso não seja possível, consulte um bom clínico geral. É importante que você o faça, porque estes problemas muitas vezes demoram para melhorar ou mesmo não melhoram, sem tratamento. Quando tratados, a probabilidade de ficar totalmente bem ou pelo menos melhorar muito de seus sintomas é enorme.