Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
A cirurgia não depende diretamente do grau dos óculos e sim do desconforto dessa pessoa em usá-los ou da necessidade em usá-los. Se tens um grau pequeno, mas te torna dependente dos óculos (geralmente acima de -0,75), podes ser avaliado para cirurgia refrativa. Em relação ao máximo de grau a ser operado, tudo depende da espessura corneana que será solicitada juntamente com outros exames pré-operatórios.
-
A indicação vai depender se há associação ou não com astigmatismo. Paciente com 1,00 ou mais de miopia são bons candidatos. Pacientes com menos de 1,00 de miopia MAS com astigmatismo associado (2,00 graus, por exemplo) são bons candidatos também. A decisão final é feita após os exames pré-operatórios.
-
O tremor das pálpebras normalmente está relacionado a algum fator de estresse ou fadiga crônica. Eventualmente, alterações da superfície ocular e inflamações nas pálpebras podem ocasionar o quadro. Procure um oftalmologista para descartar ou tratar algumas causas palpebrais e oculares do problema.
-
A causa mais comum de tremor na pálpebra é o estresse, desencadeado por fadiga, ansiedade, noites mal dormidas ou problemas pessoais. Porém, há algumas doenças que também causam o tremor como Olho seco, Blefaroespasmo, Doenças neurológicas, dentre outras. Portanto, em caso de persistência dos sintomas, procure um oftalmologista!
-
As lentes esclerais podem necessitar de sua retirada e troca do líquido usado para colocá-las nos olhos no meio do período de uso em alguns casos. Isso porque alguns detritos podem se acumular no líquido que a preenche, levando a uma visão embaçada. O ressecamento dos olhos também pode ser uma das causas do embaçamento. Caso a retirada da lente com troca do fluido, e a lubrificação com lágrimas artificiais não melhorem a visão, deves voltar ao seu oftalmologista e relatar o problema.
-
Por regra, derrame ocular é sinal de fragilidade vascular (artérias e veias) GENERALIZADA.
Assim como ocorreu nos olhos, poderia ter ocorrido em cérebro (AVC), em coração (infarto) etc.
O fenômeno é NUTRICIONAL.
Corrija sua nutrição(!) e suplemente com vitamina C após TODAS as refeições. -
Tecnicamente chamamos de hemorragia subconjuntival e tem diversas causas:
1- Espontânea (fragilidade capilar) 2- Uso de anticoagulantes (ex. AAS) 3- Trauma ocular 4- Episódios de vômitos 5- Crises de espirros 6- Crise de tosse 7- Esforço físico exagerado 8 - Pico hipertensivo 9- Algumas conjuntivites virais 10 - Doenças infecciosas (ex. malária, dengue).
Geralmente reabsorve por si mesma em 10 a 20 dias. Podem ser usadas compressas frias e colírios vasoconstrictores. A causa deve afastada/tratada também.
-
Conjuntivite vernal ou primaveril ... É uma doença ocular de natureza alérgica e tem tratamento local com compressas frias, evitar os alergenos (poeira doméstica, pelos de animais, pólen etc.) e medicamentos específicos. Tende a ser crônica, mas costuma melhorar na adolescência. Consulte um oftalmologista capacitado a tratar o seu filho e evitar futuras complicações.