Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
 
Blefarite = Inflamação das pálpebras, seja por bactérias, fungos, parasitas, alergia ou irritação química por poluentes ou maquiagem; ou ainda endógena (acúmulo de sebo oxidado na saída das raízes dos cílios). Desde que não se alastre para a córnea, não tem gravidade, mas a forma crônica leva à perda progressiva dos cílios (pestanas), dando ao portador aspecto envelhecido e desfigurado.
Boa maneira de evitá-la é ESCOVAR AS PÁLPEBRAS diariamente, à hora do banho: Molhe rosto e mãos. Passe os dedos médios no sabonete (NAO passe as unhas, e NAO use shampoos). Com os dedos assim ensaboados (e os olhos fechados), massageie a região dos cílios, em movimentos horizontais de vai-e-vem, desde o nariz até a têmpora - sem violência, mas com insistência. Enxágue MUITO BEM (resíduos do sabonete poderiam acrescentar blefarite química).
Como as pálpebras têm também glândulas lacrimais acessórias, esta massagem aliviará também a sensaçao de olho seco.
-
É possível que haja ncessidade de óculos a serem prescritos em torno de 30 dias, para que a sua visão melhore. Necessário também cumprir esse período de uso de colírios no pós-operatório, para o olho desinflamar. Córnea transparente, olho sem inflamação, lente centrada, cálculo adequado = boa recuperação.