Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
A distorção de imagens em um único olho geralmente associa-se a lesões degenerativas ou traumáticas, passível de cura conforme a estrutura afetada, o tempo entre a percepção da perda da visão e a primeira consulta, bem como o primeiro cuidado tomado. Infelizmente, dependemos de equipamentos para avaliar a extensão da lesão e sua evolução, portanto, o atendimento em consulta por um oftalmologista é uma emergência em qualquer queixa relacionada à redução da visão.
-
Se em um olho apenas, deve procurar um oftalmologista para avaliar; pois, pode ser corpo estranho (cisco). Se bilateral, em ambos os olhos, pode ser distúrbio do filme lacrimal, desde olho seco (tratamento com lágrimas artificiais) ou até inflamações (tratamentos com colírios anti-inflamatórios e antibióticos). Se a pele da face ou couro cabeludo são seborreicos (oleosos), os cílios também podem ser e causar este desconforto. Queria auxiliar mais, mas preciso de mais detalhes. Uni ou bilateral, o desconforto? Melhoras!
-
Pode haver um corpo estranho alojado sob a pálpebra superior ou mesmo encravado na córnea. Se há história de trauma (pancada ou pelo ato de coçar o olho com força), pode haver uma lesão na superfície da córnea provocando a mesma sensação de um corpo estranho. Algumas inflamações da superfície ocular e a síndrome do olho seco também podem causar o mesmo sintoma. Deve procurar um pronto atendimento em oftalmologia ou um serviço de emergência para um exame detalhado.