Doutor Responde
Login

Oftalmologia - Perguntas respondidas

Bom dia. Uso lentes "fundo de garrafa". Existe algum tipo de lente para graus altos que não tenham esse aspecto, que sejam mais finas? Agradeço.
  • Bom dia. Há lentes de alto índice e que podem ser bastante finas em comparação à maioria delas, mas também dependerá do seu grau.

    2
    Dr. Álvaro Fernandes Ferreira
    Dr. Álvaro Fernandes Ferreira
    Oftalmologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
  • Sim, você pode usar LC ou fazer uma cirurgia refrativa.

    0
    Dr. Hellmann Dantas de Olinda Cavalcanti
    Dr. Hellmann Dantas de Olinda Cavalcanti
    Oftalmologia
    Recife / PE
    Solicitar agenda
  • Sim, é importante o cuidado na escolha da armação dos óculos, essas devem ter o menor aro que guarde uma boa relação com o formato do rosto. Lentes de alto índice. São lentes que oferecem espessura e curvatura muito menores para o grau alto que se faz necessário.

    0
Como sei se estou com conjuntivite ou se é alguma alergia?
  • Tanto a alergia quanto a conjuntivite podem se apresentar de maneira semelhante, como olhos irritados e vermelhos com sensação de areia. Geralmente na conjuntivite encontramos também secreção e pode estar acompanhada por quadro gripal. O ideal seria procurar um oftalmologista, pois é o profissional melhor capacitado para isso!

    3
  • Conjuntivite viral tem um quadro de evolução rápida, com intenso desconforto, com ardência ocular, prurido ('coceira'), olho congestionado, vermelho, sensação de areia no olho, muita secreção no olho acometido e fotofobia importante com lacrimejamento.
    Alergia ocular tem um quadro bem mais brando, marcado mais por prurido (coceira) e secreção não tipo pus, mas tipo linha (secreção bege, viscosa que estica como se fosse uma linha). Se a alergia é intensa, pode cursar com olho vermelho, mas não tão sensível à luz, e com bem menos secreção que no quadro infeccioso.

    0
    Drª. Luciana Cunha do Prado
    Drª. Luciana Cunha do Prado
    Oftalmologia
    Rio Verde / GO
    Solicitar agenda
Boa tarde! Meu filho é autista, ele fala quando quer e não diz o que está sentindo. Estou preocupada com a visão dele, pois ele coça muito os olhos e eles ficam inflamados constantemente. Já cheguei a levar ao Oftalmo, mas ele não deixa examinar!
  • O ideal era possibilitar condições para um adequado exame oftalmológico, no entanto, ele pode ser portador de conjuntivite alérgica (que tem um caráter crônico), especialmente se houver associação com rinite. Compressas frias podem promover alívio temporário.

    1
    Dr. Álvaro Fernandes Ferreira
    Dr. Álvaro Fernandes Ferreira
    Oftalmologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
  • (futuramente, sugerimos mencionar SEXO, IDADE e outras informações específicas - que influem na resposta).
    Por bom senso, a primeira providência deveria ser tratamento do autismo.
    Ao invés de medicamentos sintéticos (que apenas disfarçam o problema), melhor seria um tratamento ortomolecular


    1
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Boa tarde, tenho uma dúvida. Uso óculos desde que tinha 7 anos e cheguei a usar 8 graus, hoje tenho 31 anos e uso 3 no esquerdo e 2/5 no direito, tenho hipermetropia e astigmatismo, há cerca de um ano mais ou menos não consigo enxergar nada de perto.
  • O "grau" dos óculos envolve uma fórmula contendo 3 elementos: ESFÉRICO, CILINDRO e EIXO.

    A simples menção de "3 graus" não tem significado médico, porque:

    - ESFÉRICO (medido em Dioptrias) deve ser sempre precedido de um sinal = positivo (+) na hipermetropia, ou negativo (-) na miopia.

    - CILINDRO (medido em Dioptrias), que corresponde ao astigmatismo, é convencionalmente negativo (-), mas alguns equipamentos oftalmológicos antigos fornecem cilindro positivo.

    - EIXO se refere à direção (inclinação) do astigmatismo (número entre ZERO e 180, sem sinal).

    OBSERVAÇÕES:

    - Uma pessoa que aos 31 anos enxergue mal para perto é provavelmente portadora de hipermetropia moderada a alta (por esclarecer em exame).

    - A drástica "redução" de 8 para 3 dioptrias é sugestiva de engano, isto é, exame realizado sem a necessária "dilatação das pupilas" (cicloplegia). O famoso Dr Harley Bicas, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, concorda, afirmando que exame de refração (medida do "grau") deve ser realizado sempre sob cicloplegia, para evitar enganos grosseiros.

    Para obter resposta de certeza, é necessário submeter-se a exame oftalmológico confiável (sob cicloplegia).

    1
    • Dr. Ezio Hiroki Omine
    1
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Qual a função do colírio que paralisa o cristalino? Por que pessoas com mais de 20 anos não precisam fazer uso deste?
  • Para que o exame oftalmológico seja preciso, é necessária a CICLOPLEGIA prévia. Particularmente a utilizo nos meus pacientes em todas as idades (com exceção apenas dos maiores de 60 anos, por motivos médico-técnicos).

    VJ
    = = =

    1
    • Drª. Daniela Vieira Roehe
    1
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • O colírio em questão serve para paralisar temporariamente o músculo que contrai o cristalino. Isso permite a correta identificação do grau em casos selecionados, além de permitir uma melhor avaliação do cristalino (quanto à presença de catarata, por exemplo) e da retina como um todo. A identificação do grau em pacientes adultos pode ser feita de forma satisfatória em muitos destes, mas não exclui o uso do colírio em alguns.

    1
    Dr. Fernando Zeitounian
    Dr. Fernando Zeitounian
    Oftalmologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.