Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Glaucoma tem controle. Normalmente o que se perdeu de campo de visão, por lesão de fibras nervosas do nervo óptico, não são reversíveis. Tratamos de forma rigorosa e acompanhamos bem de perto o glaucoma para evitar mais perda de campo de visão do que no início do diagnóstico. É importante o compromisso com o tratamento clínico e a medida da pressão ocular periódica. Não tem cura. Tem controle. Só se deve operar em casos nos quais o tratamento clínico com colírios não mais consiga controlar a pressão. A cirurgia é muito agressiva para um olho já sofrido. Casos com indicação absoluta têm boa resposta de controle, mas os riscos de complicações devem ser avaliados e 'pesados' para se indicar a cirurgia.
-
Olá! Sem examinar essa pelinha fica difícil saber ao certo, mas algumas "pelinhas" que formam nos olhos podem ser por alergia ocular, pode ser pinguécula, pterígio, entre outros!
-
Não. Glaucoma tem controle. Realizamos exames clínicos e complementares para avaliar a progressão do quadro e, caso isto esteja ocorrendo, iniciamos com medicações e em casos mais extremos, cirurgia. Glaucoma é quando há destruição lenta e progressiva das fibras nervosas do olho e, uma vez que se perde uma fibra nervosa, esta não pode mais ser recuperada. Semelhante ao que ocorre com pacientes paraplégicos, que quando apresentam lesão das fibras nervosas da coluna, não voltam mais a andar. O controle do glaucoma tem por objetivo retardar a destruição das fibras nervosas, que podem ocorrer apesar do tratamento, mas de maneira mais lenta.