Doutor Responde
Login

Oftalmologia - Perguntas respondidas

Fiz cirurgia de catarata há um ano. A vista estava embaçada, fiz laser e continua embaçada. O que devo fazer?
  • Olá. Boa tarde. Ideal retornar ao seu oftalmologista para uma nova avaliação.

    0
    Dr. Álvaro Fernandes Ferreira
    Dr. Álvaro Fernandes Ferreira
    Oftalmologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Boa noite. Meu filho está com um dos olhos vermelhos há dias, pinguei o colírio Patanol, ele não parava mais de chorar falando que estava doendo. Isso é normal?
  • Bom dia. Não, isso não é normal. Busque uma consulta oftalmológica de urgência para uma avaliação.

    0
    Dr. Álvaro Fernandes Ferreira
    Dr. Álvaro Fernandes Ferreira
    Oftalmologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Tenho ceratocone não desenvolvido, faço acompanhamento, recentemente percebi a visão embaçada, manchas como se fossem "fiapos" passando em frente aos meus olhos, de cima p baixo, especialmente em ambientes claros, com paredes brancas. O que pode ser?
  • Entendi. Mesmo com o ceratocone estável, esses "fiapos" que você está vendo não costumam estar relacionados a ele. Eles podem ser causados por alterações no gel que preenche o olho (vítreo) e, em alguns casos, por problemas na retina, também chamado de mosca volante.
    O ideal é que você faça uma avaliação oftalmológica com mapeamento de retina. Assim, conseguimos identificar a causa e tratar, se necessário.

    0
    Dr. Eudo Mendonça
    Dr. Eudo Mendonça
    Oftalmologia
    Aracaju / SE
    Solicitar agenda
Eu já tenho os dois olhos operados de catarata, o último com um ano só. Estou na menopausa e recentemente meus olhos estão muito secos e incomodam muito, estou usando o Susta e é nada. O que pode ser?
  • Seria importante passar por avaliação, pois nessa fase da vida, o olho fica seco. Talvez precise ver um colírio adequado.

    0
    Dr. Damião Alves de Aquino
    Dr. Damião Alves de Aquino
    Oftalmologia
    Ipu / CE
    Solicitar agenda
Gostaria de saber se existe o momento certo de retirar o pterígio; idade, grau do pterígio, etc...
  • Geralmente opera-se a partir de 30 anos de idade pela menor chance de recidiva (quanto mais velho, menor chance de voltar). Em alguns casos mais drásticos, de piora da qualidade de vida do paciente, pode ser operado em pacientes mais novos.

    O tratamento do pterígio ou "carne crescida" é cirúrgico quando:
    1- Apresenta desconforto constante no olho afetado (ardência, coceira, queimação e vermelhidão) mesmo em uso de lubrificantes.
    2- Está provocando um grau muito forte no olho ou está causando diminuição da visão
    3- Incomoda esteticamente

    Ao se optar pela cirurgia, será retirada a carne crescida, dá-se a limpeza da região e colocação de um enxerto que pode ser uma membrana do próprio olho ou uma membrana amniótica (exógena) servindo como barreira para diminuir a chance de recidiva. A membrana pode ser fixada com fios de sutura ou com cola biológica, sendo esta última, menos desconfortável no pós-operatório e com menor tempo cirúrgico.
    Em nenhuma hipótese, sugiro realizar apenas a retirada da "carne crescida" sem colocação de membrana ou retalho pela grande chance de recidiva, principalmente em pacientes jovens.

    0
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Oftalmologia
    Maceió / AL
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.