Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
(faltou informar idade e sexo)
Desde que diagnosticada e tratada antes dos 6 anos de idade, a recuperação é total. Após aquela idade, o tratamento será tão menos eficaz quanto mais avançada a idade. Assim, convém tratá-la o quanto antes. A despeito disto, e salvo doença associada progressiva, não há risco de cegueira. Quanto às dores de cabeça, convém esclarecer em exame consciencioso - sempre sob cicloplegia ("dilatação das pupilas").
-
(faltou informar idade e sexo)
Todo procedimento médico envolve riscos, mas, em mãos competentes e experientes, a cirurgia refrativa é bastante segura. Antes de decidir pela cirurgia, no entanto, é indispensável certificar-se de que o "grau" esteja de fato estabilizado. -
Bom dia! Como você tem alta miopia, a cirurgia refrativa a laser (LASIK/PRK) provavelmente não será possível. Assim, a técnica provavelmente proposta seria de implante de lente intraocular, que é uma cirurgia com risco maior que a anteriormente citada. Não podemos esquecer que qualquer cirurgia tem seus riscos inerentes.
-
Sim, normalmente. O glaucoma, na maioria das vezes, não impedirá uso de óculos (na maioria dos tipos de glaucoma), entretanto, para realizar o exame de refratometria (medir o grau necessário em cada olho) é necessário que as condições do olho estejam o mais estáveis possíveis, como a pressão intraocular, para que o exame seja adequado. Assim, se houver benefício visual com uso de óculos, os mesmos podem ser usados sem restrições relacionadas à doença.