Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
CONJUNTIVITES: Há várias (bacterianas, virais, fúngicas, alérgicas, traumáticas, físico-químicas). Antes de tratar a sua com antibióticos, certifique-se de sua origem - ou o 'tratamento' poderá ser mais prejudicial do que benéfico.
SORO FISIOLÓGICO: Despesa supérflua. Melhor é higiene comum (e mais frequente) com água TRATADA de torneira (na falta desta, água FERVIDA fria).
COLÍRIO ANTIBIÓTICO: Admitindo que se confirme origem bacteriana da sua conjuntivite, ignore a frequência de uso do colírio indicada na bula. Nos olhos, colírios não agem por mais do que 3 horas. Portanto, o antibiótico deve ser aplicado a cada 3 horas (ou intervalos menores), e o tratamento deve ser mantido por pelo menos 7 dias seguidos - SEM FALHAR !
ESCOLHA DOS ANTIBIÓTICOS: Antibióticos 'de última geração' nem sempre são os mais eficazes. Seu oftalmologista lhe indicará aquele mais indicado ao seu caso.
V. Johnson, oftalmologista, Campinas
= = = -
Colírios à base de corticosteroides geralmente retardam a melhoria da maioria das conjuntivites, pois reduzem a reação inflamatória, principal responsável pelo combate aos vírus e bactérias.
Estes medicamentos devem ser usados apenas em caso de conjuntivites alérgicas, mesmo assim sob estrita orientação de um oftalmologista, afinal são os corticosteroides responsáveis por muitos casos de glaucoma, pois aumentam a pressão ocular.
-
Geralmente os terçóis e calázios frequentes são devido ao prurido ocular causado pelas rinites alérgicas!
Pois bem, geralmente as conjuntivites alérgicas estão presentes nos portadores de rinites.
O prurido (coceira) causa a obstrução do ducto das glândulas de Zeiss e Meibomius presentes na base dos cílios e das pálpebras.
A utilização de colírios à base de cromoglicato dissódico e um bom acompanhamento médico reduzem tais crises e consequente redução do aparecimento destes problemas.
-
A implantação do anel de Ferrara é a técnica cirúrgica revolucionária no tratamento do ceratocone, pois resolve 3 problemas ao mesmo tempo:
1- melhora a visão, que encontra-se baixa;
2- melhora a topografia da córnea, que encontra-se encurvada excessivamente;
3- melhora a refração (grau do óculos), que encontra-se com alta miopia e astigmatismo, que diminuem a qualidade de visão;
4- estabiliza a evolução e/ou progressão do ceratocone, inclusive já provada em estudos científicos.
Converse com seu médico sobre o anel de Ferrara, que além de tudo é uma invenção brasileira que muito nos orgulha! -
A característica principal do ceratocone é uma maior fragilidade estrutural da córnea. As cirurgias possíveis visam melhorar a estrutura e relevo corneano. Cirurgias refrativas corretivas de grau a laser só são indicadas em casos muito específicos e, mesmo assim, com muitas limitações.
-
Dentre as causas temos: fragilidade capilar (com a idade); distúrbios de coagulação; trauma (pancada, ato de coçar os olhos..); esforço de tosse, espirros, vômitos, inflamações (conjuntivite), doenças infeciosas sistêmicas (ex. dengue); uso de medicações anticoagulantes (ex. AAS ); crises hipertensivas etc. Sugiro passar por avaliação oftalmológica minuciosa e avaliação de um clínico geral também.