Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia! A visão embaçada pode ser causada por inúmeras doenças, como ametropias, catarata, glaucoma, ceratocone, doenças na retina etc. A única maneira de descobrir a causa é passar em consulta com seu médico oftalmologista, para, assim, iniciar o tratamento adequado. Há doenças que são progressivas e algumas podem deixar sequelas irreversíveis se não forem tratadas a tempo. Sugiro que investigue o mais rápido possível.
-
Pterígio é um 'escudo' com que a natureza protege nossos olhos contra agressões ambientais (ou 'grau' não corrigido por óculos). Ainda que natural, ele é indesejável, não só por motivos estéticos, mas também porque, quando avançado, pode comprometer a visão.
Cirurgia é a ÚNICA solução para pterígio já formado.
Importante é evitar que se forme.
Como evitá-lo ?
(1) Fazer exames oftalmológicos anuais;
(2) Hidratar-se e piscar MUITO;
(3) Adquirir bons hábitos de leitura (não se aproximar demais da leitura, do monitor de computador, do celular, da TV...);
(4) Caso seja motociclista, usar viseira ou óculos de proteção;
(5) Dentro do possível, evitar: sol, calor, vento, poeira, fumaça, vapores, produtos químicos e outros irritantes oculares.
(6) Caso você frequente ambientes secos demais, use um vaporizador/umidificador de ambiente. Na falta deste, ensope uma toalha grande e estenda-a no ambiente frequentado.
V. Johnson, Campinas
= = =
-
Nenhum procedimento médico é isento de riscos (até mesmo a simples aspirina pode ocasionar hemorragia gástrica fatal).
Em mãos de cirurgião experiente, entretanto, a cirurgia de catarata é altamente promissora, e as complicações apreciáveis são incomuns.
Qualquer que seja a natureza da cirurgia - e particularmente no caso de operação de catarata - é recomendável o uso de vitamina C em doses elevadas ANTES e DEPOIS do procedimento cirúrgico, pelo menos até que a cicatrização esteja consolidada. Esta medida simples reduz drasticamente o risco, por exemplo, de complicações pós-operatórias retinianas.
VJ
= = =
-
(futuramente, sugerimos mencionar SEXO, IDADE e outras informações específicas - que influem na resposta).
Por bom senso, a primeira providência deveria ser tratamento do autismo.
Ao invés de medicamentos sintéticos (que apenas disfarçam o problema), melhor seria um tratamento ortomolecular