Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Primeiramente, deve ser avaliada pela possibilidade de ambliopia (baixa visão) e posição viciosa da cabeça (torcicolo). Após avaliação completa, pode ser indicada cirurgia para correção da ptose, porém, a cirurgia não tende a ser definitiva e necessita de outras cirurgias durante a vida, porém, é fundamental que a criança realize a cirurgia ainda na infância se correr risco de baixa visão ou torcicolo além de melhorar a auto estima e evitar futuros traumas psicológicos nesta criança.
-
Olá! O ideal é se consultar com o retinólogo (oftalmologista especialista em retina, que é onde a degeneração afeta).
-
Chamamos visão dupla de diplopia, ela pode acontecer espontaneamente em quem tem DM por exemplo ou após um trauma, AVC - acontece devido a um desajuste na motilidade ocular. Consulte com um especialista em estrabismo, ele poderá te prescrever óculos com prismas ou lhe indicar um procedimento cirúrgico para corrigir este sintoma tão desconfortável.
-
A catarata é a perda da transparência de uma lente que nascemos com ela que, por ser praticamente transparente, recebe o nome de cristalino. Comumente se dá em pacientes acima dos 50 anos de idade com algumas exceções. Só porque você tem uma catarata, não quer dizer que necessita operar, muito menos com urgência. A cirurgia é indicada quando há diminuição da acuidade visual ou da qualidade da visão do paciente. Infelizmente, a catarata não melhora com óculos, apenas com cirurgia. A oftalmologia avançou muito nos últimos anos e conseguimos realizar esta cirurgia de forma segura, em pouco tempo e, na maioria das vezes, sem a necessidade de suturas.