Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Boa tarde!
Infelizmente não. A cirurgia é a unica opção para retirar o pterígio dos seus olhos. O tratamento clínico, com colírios e óculos escuros, apenas melhora os sintomas, mas não o elimina. Mas lembre-se que a cirurgia não garante "cura" pois o pterígio pode recidivar.
-
Bom dia! O ideal é passar em consulta oftalmológica pelo menos uma vez ao ano. Se seu filho for criança, é recomendado revisão a cada seis meses. Prurido ocular e fotofobia (coceira e sensibilidade) são sintomas muito vagos que podem ter diversas origens. Recomendo passar em consulta com seu médico oftalmologista.
-
Bom dia! Pode ser muitas coisas, como conjuntivite, blefarite, dacriocistite etc. Recomendo passar em consulta com seu médico oftalmologista pois somente ele pode dar um diagnóstico preciso e iniciar um tratamento adequado.
-
(futuramente, sugerimos mencionar SEXO, IDADE e outros fatores específicos - que influem na resposta)
Supomos que o leitor esteja se referindo a LENTES DE CONTATO (e não de óculos).
Desde que corretamente adaptadas - e usadas conforme instruções do fabricante - não há motivo para imaginar prejuízo com o uso das lentes, salvo sensibilidade individual anômala.
Por regra, lentes RÍGIDAS gás-permeáveis permitem uso contínuo ao longo de todo o dia, ao contrário de lentes HIDROFÍLICAS ("gelatinosas"), cujo uso deve ser limitado ao número de horas indicado pelo fabricante.
Uma regra de ouro é: NÃO INSISTA NO USO DAS LENTES SE OS OLHOS SE TORNAREM VERMELHOS. -
Boa tarde! Sim pode prejudicar. O uso prolongado das lentes de contato pode causar algumas complicações, como ceratite, úlcera de córnea, diminuição das células endoteliais da córnea etc., o que irá causar irritação ocular, hiperemia (vermelhidão), embaçamento visual etc.
Tente não usar suas lentes de contato por mais de 8 horas/dia e se estiver com os olhos irritados não usá-las. Além disso, respeitar o tempo de descarte das lentes e realizar acompanhamento com seu médico oftalmologista regularmente, pois somente ele terá condições de avaliar as complicações inerentes ao uso das lentes de contato.
-
O "grau" dos óculos envolve uma fórmula contendo 3 elementos: ESFÉRICO, CILINDRO e EIXO.
A simples menção de "3 graus" não tem significado médico, porque:
- ESFÉRICO (medido em Dioptrias) deve ser sempre precedido de um sinal = positivo (+) na hipermetropia, ou negativo (-) na miopia.
- CILINDRO (medido em Dioptrias), que corresponde ao astigmatismo, é convencionalmente negativo (-), mas alguns equipamentos oftalmológicos antigos fornecem cilindro positivo.
- EIXO se refere à direção (inclinação) do astigmatismo (número entre ZERO e 180, sem sinal).
OBSERVAÇÕES:
- Uma pessoa que aos 31 anos enxergue mal para perto é provavelmente portadora de hipermetropia moderada a alta (por esclarecer em exame).
- A drástica "redução" de 8 para 3 dioptrias é sugestiva de engano, isto é, exame realizado sem a necessária "dilatação das pupilas" (cicloplegia). O famoso Dr Harley Bicas, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, concorda, afirmando que exame de refração (medida do "grau") deve ser realizado sempre sob cicloplegia, para evitar enganos grosseiros.
Para obter resposta de certeza, é necessário submeter-se a exame oftalmológico confiável (sob cicloplegia).