Nutrologia - Perguntas respondidas
-
Procurar um nutricionista especialista em Dietoterapia para nefropatas. Deve-se monitorar os níveis de fósforo, sódio, potássio, cálcio, magnésio. Além de ficar atento à ingestão proteica, além da origem dessa proteína, se é animal ou vegetal. Nutrólogos podem acompanhar? Sim. Mas há poucos nutrólogos que saibam manejar bem pacientes nefropatas. Por isso, indico nutricionistas que atuam na área.
-
Sim, uma das especialidades do médico nutrólogo é o tratamento de diabetes.
Não se consegue reverter e curar uma doença crônica como o diabetes, mas dependendo do estágio da doença pode-se conseguir o controle somente com dieta, ou com dieta + atividade física, ou com dieta + atividade fisica + medicamento oral, ou com dieta + atividade física + medicamento oral + insulina. Nem a cirurgia bariátrica cura o diabetes, apenas controla o mesmo em alguns casos, pois se o paciente voltar a engordar tudo indica que voltará o diabetes.
Todo tratamento vai depender do estágio de seu diabetes e das comorbidades.
O mais correto seria fazer uma avaliação com médico nutrólogo ou endocrinologista, o qual vai propor a melhor terapia para seu caso.
-
Primeiramente verificar se realmente é um quadro de Síndrome do Intestino Irritável. Afastar doenças mais graves. Posteriormente iniciar com acompanhamento profissional (nutrólogo e nutricionista) uma dieta pobre em FODMAPS. Se a motilidade intestinal, mesmo com a dieta, não melhorar, talvez utilizar medicações junto a um coloproctologista.