Doutor Responde
Login

Nutrologia - Perguntas respondidas

POSSO TOMAR A SOLUÇAO DE LUGOL 5% SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA? SIM OU NÃO?
  • Difícil responder só com sim ou não. Você pode? Sim... basicamente porque você é dono do seu corpo e é livre de fazer com ele o que quiser. É recomendado? Não, porque a reposição de nutrientes deve ser feita após uma avaliação criteriosa de um conjunto de fatores por um profissional que tenha formação e costume tratar deficiência de nutrientes, neste caso, de iodo.
    A deficiência deste nutriente é bastante frequente porém, no Brasil, tem regiões com populações com boa ingesta e outras com ingesta bem deficiente. Ainda dentro de uma mesma região, o aporte de iodo através da comida pode ser muito variável dependendo do tipo de alimento que cada indivíduo consome.
    Espero ter ajudado.
    Dra. Analía

    0
    Drª. Analía Arguello
    Drª. Analía Arguello
    Nutrologia
    Novo Hamburgo / RS
    Marcar consulta
Tirei a vesícula há 20 anos e na época os médicos disseram somente "coma menos gordura". Estudando a respeito, deparei com a questão: preciso tomar sais biliares todos os dias para processar e absorver as vitaminas lipossolúveis como A, D3, E e K?
  • Supostamente, o corpo se adapta à nova condição (não ter vesícula), porém, dependendo de cada paciente, uma dieta com baixo teor de gorduras, somado à falta da vesícula, podem sim interferir nos níveis destas vitaminas. Antes de tomar sais biliares, seria muito bom avaliar teus níveis de vitaminas lipossolúveis e fazer a reposição se for necessário.

    0
    Drª. Analía Arguello
    Drª. Analía Arguello
    Nutrologia
    Novo Hamburgo / RS
    Marcar consulta
TRATA-SE DEPRESSÃO COM NUTRÓLOGO?
  • A nutrologia é uma especialidade que pode ajudar no tratamento de quase todas as doenças, pois nossa saúde depende de uma boa alimentação. No caso da depressão, a nutrologia pode ajudar em vários aspectos que em geral não são tidos em conta nos tratamentos com medicação ou psicoterapia. Vale a pena aclarar que a depressão costuma ser multifatorial, ou seja, surge por vários motivos (estresse, herança genética, modo que a pessoa lida com questões diárias, exercício, alimentação, traumas, etc). Todos temos a tendência de buscar uma única solução, mas às vezes são várias modificações em vários aspectos da vida que tem um impacto realmente bom neste tipo de doença.
    Melhoras e sucesso!

    0
    Drª. Analía Arguello
    Drª. Analía Arguello
    Nutrologia
    Novo Hamburgo / RS
    Marcar consulta
O que seria resistência à insulina? Uma pessoa diabética pode ter isso? Uso insulina há mais de 10 anos e sempre me sinto mal quando tomo.
  • A insulina é um hormônio que diminui a glicose (açúcar) no sangue. Consegue isto fazendo que a glicose entre dentro das células, para que sua energia seja utilizada para as diversas funções do corpo. Quando existe resistência à insulina, precisa-se de níveis muito altos de insulina para que essa glicose seja distribuída e não fique circulando em níveis altos no sangue. Em geral, é uma condição prévia à diabetes de tipo II, que, se não for tratada pode desencadear uma diabetes.
    Existem diversos motivos pelos quais você pode estar passando mal ao tomar insulina, mas o conceito de resistência à insulina não faz referência ao mal-estar ao tomar a medicação.

    0
    Drª. Analía Arguello
    Drª. Analía Arguello
    Nutrologia
    Novo Hamburgo / RS
    Marcar consulta
Olá, boa tarde. Tenho 24 anos, 62 quilos e já tive problemas com cálculo renal, também já tive gastrite... Minha duvida é se eu posso tomar um suplemento chamado Syntha 6, sem prejudicar minha saúde???
  • Suplementos proteicos em geral não pioram o seu caso. A pergunta seria: o que causou o cálculo renal? Mais de 90% dos casos se devem à pouca ingestão de líquidos e alimentação irregular. Espero ter ajudado! E sucesso na atividade física!

    0
    Dr. Marco Bianco
    Dr. Marco Bianco
    Dermatologia
    Nutrologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.