Nutrologia - Perguntas respondidas
-
Difícil responder só com sim ou não. Você pode? Sim... basicamente porque você é dono do seu corpo e é livre de fazer com ele o que quiser. É recomendado? Não, porque a reposição de nutrientes deve ser feita após uma avaliação criteriosa de um conjunto de fatores por um profissional que tenha formação e costume tratar deficiência de nutrientes, neste caso, de iodo.
A deficiência deste nutriente é bastante frequente porém, no Brasil, tem regiões com populações com boa ingesta e outras com ingesta bem deficiente. Ainda dentro de uma mesma região, o aporte de iodo através da comida pode ser muito variável dependendo do tipo de alimento que cada indivíduo consome.
Espero ter ajudado.
Dra. Analía
-
Supostamente, o corpo se adapta à nova condição (não ter vesícula), porém, dependendo de cada paciente, uma dieta com baixo teor de gorduras, somado à falta da vesícula, podem sim interferir nos níveis destas vitaminas. Antes de tomar sais biliares, seria muito bom avaliar teus níveis de vitaminas lipossolúveis e fazer a reposição se for necessário.
-
A nutrologia é uma especialidade que pode ajudar no tratamento de quase todas as doenças, pois nossa saúde depende de uma boa alimentação. No caso da depressão, a nutrologia pode ajudar em vários aspectos que em geral não são tidos em conta nos tratamentos com medicação ou psicoterapia. Vale a pena aclarar que a depressão costuma ser multifatorial, ou seja, surge por vários motivos (estresse, herança genética, modo que a pessoa lida com questões diárias, exercício, alimentação, traumas, etc). Todos temos a tendência de buscar uma única solução, mas às vezes são várias modificações em vários aspectos da vida que tem um impacto realmente bom neste tipo de doença.
Melhoras e sucesso!
-
A insulina é um hormônio que diminui a glicose (açúcar) no sangue. Consegue isto fazendo que a glicose entre dentro das células, para que sua energia seja utilizada para as diversas funções do corpo. Quando existe resistência à insulina, precisa-se de níveis muito altos de insulina para que essa glicose seja distribuída e não fique circulando em níveis altos no sangue. Em geral, é uma condição prévia à diabetes de tipo II, que, se não for tratada pode desencadear uma diabetes.
Existem diversos motivos pelos quais você pode estar passando mal ao tomar insulina, mas o conceito de resistência à insulina não faz referência ao mal-estar ao tomar a medicação.