Doutor Responde
Login

Neurocirurgia - Perguntas respondidas

Boa tarde. Tenho 40 anos. Fiz uma ressonância magnética e foi diagnosticado uma lesão osteolítica frontal no crânio. Gostaria de saber as causas e o tratamento que deve ser realizado. Tem cura?
  • Essas lesões podem ser desde cistos benignos em que não se faz nada até lesões malignas que necessitam tratamento imediato. É importante uma avaliação com especialista com estudo de imagem e/ou laboratoriais para se diagnosticar qual tipo de lesão você possui.

    1
O que o tumor do lado esquerdo do cérebro causa no paciente?
  • Caro amigo, nesta localização é muito comum a fraqueza de lado contrário, ou seja, o direito, podendo também acometer a execução da fala e compreensão da fala, convulsões, déficit visual (mais raro), dores de cabeça, sonolência e outros sintomas que variam de acordo com o local em que o tumor está. Deus abençoe!

    1
    Dr. Paulo Andre Couto de Aragao
    Dr. Paulo Andre Couto de Aragao
    Neurocirurgia
    Macapá / AP
    Solicitar agenda
  • Além do lado do encéfalo é preciso saber a localização mais específica do lobo afetado. O lobo frontal afeta a interação com o meio, a força do lado oposto e dificuldade para falar. O lobo parietal afeta a sensibilidade e a compreensão das palavras. O lobo temporal afeta principalmente a memória. O lobo occipital afeta principalmente a visão. Esta é uma explicação geral simples, pois quanto maior a infiltração/profundidade do tumor, maior a incapacidade. Atenciosamente.

    0
    Dr. Diego Cassol Dozza
    Dr. Diego Cassol Dozza
    Neurocirurgia
    Frederico Westphalen / RS
    Marcar consulta
Boa noite, há cerca de dois anos bati minha cabeça e tive um afundamento na testa e um galo que me incomoda bastante, deixa minha autoestima baixa. Como devo proceder para corrigir?
  • Olá! A correção de afundamento no crânio pode ser realizada por especialista em neurocirurgia que fará avaliação para reconstrução no crânio.

    0
  • Existem tanto neurocirurgiões quanto alguns cirurgiões plásticos que são capacitados a realizar as técnicas de cranioplastia, que é a reconstrução da calota craniana. Procure por um desses profissionais para que possa ser avaliado(a) e definida a melhor proposta de tratamento.

    0
Boa tarde. Gostaria de saber se tem como não sentir mais essa dor do nervo trigêmeo, minha esposa fez uma ressonância e no laudo diz que uma alça vascular está tocando levemente o nervo trigêmeo e ela faz uso do oxicarbazepina e não resolveu.
  • Bom dia. Existem diversos procedimentos realizados para o tratamento da Neuralgia do trigêmeo. Agende uma consulta com um neurocirurgião que certamente ele indicará o melhor plano terapêutico para ela.
    Boa semana.

    0
    Dr. Antonio Gomes Neto
    Dr. Antonio Gomes Neto
    Dor
    Neurocirurgia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
  • Olá, em pacientes com Neuralgia do trigêmeo que não respondam ao tratamento medicamentoso e possuam alça vascular, o tratamento de escolha é a cirurgia de descompressão neurovascular. A cirurgia é realizada com técnica microcirúrgica e tem excelentes resultados. Para pacientes com contraindicação clínica ou que não desejam a cirurgia, existem ainda métodos menos invasivos como a neurotomia por radiofrequência ou por balão, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

    0
Minha mãe sofre de Neuralgia do trigêmeo. Os remédios já não fazem mais efeito. O que ela deve fazer??? Me ajudem!
  • A Neuralgia do Trigêmeo é um tipo de dor crônica facial, em sua grande maioria tratada com medicações específicas. Quando o tratamento conservador falha, há indicação de tratamento cirúrgico, que pode variar de uma cirurgia minimamente invasiva por radiofrequência, até uma cirurgia aberta para descompressão do nervo acometido.

    1
    Dr. Fabricio Zacarias Paes
    Dr. Fabricio Zacarias Paes
    Neurocirurgia
    Campos dos Goytacazes / RJ
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.