Medicina do Sono - Perguntas respondidas
-
Olá, tudo bem?!
Na higiene do sono, você deverá adotar um horário fixo para ir dormir (horário que você provavelmente pode sentir sono), mesmo que seja muito tarde, por exemplo 23h, e deverá acordar sempre no mesmo horário, por exemplo, às 6h ou 7h da manhã, no máximo, não devendo ultrapassar 7 horas de sono, pois se você for adulto, você deverá ter 7 horas de sono pelo menos, mas sempre respeitando os mesmos horários de ir dormir e acordar, criando uma "rotina do sono". Você também pode adotar algum "ritual" antes de ir dormir, como por exemplo, algum exercício de alongamento, ou ler algum livro, escutar alguma música relaxante, fazer exercício de respiração, tomar um banho quente, tomar um chá de camomila ou erva doce, fazer coisas que te relaxe, que faça com que o seu cérebro entenda que aquele momento é o momento de relaxar, de repousar, de "não pensar". Acredite, nosso cérebro entende quando ensinamos ele "a relaxar". Você deverá cortar a cafeína 6 horas antes de ir dormir. Se fizer alguma atividade física, melhor fazer durante o dia ou à tarde. Atividade física a noite deixa algumas pessoas mais aceleradas. Evitar sonecas durante o dia. Comer alimentos leves antes de ir dormir. Evitar uso de celulares ou telas - exposição à luz artificial, o que prejudica a produção de melatonina, hormônio do sono. E tome Sol durante o dia de manhã, faz muito bem à saúde e ao ciclo sono-vigília. Espero ter ajudado! Abs!
-
Não existe um número de horas de sono ideal ou padrão: isto pode variar conforme a idade ou gênero. Em geral, recomenda-se dormir um mínimo de 7 horas por noite. Mas se você está dormindo mais do que de costume, com cochilos frequentes durante o dia (sonolência diurna excessiva), este comportamento pode ser um sinal de apneia noturna, depressão ou alterações metabólicas que devem ser investigadas pelo especialista!
-
Olá. Os distúrbios do sono, apesar de muito comuns, são pouco conhecidos por alguns profissionais. O fluxograma pelo SUS funciona assim: médico (qualquer especialidade) encaminha o paciente para o Médico do Sono, então, o posto de saúde ou a secretaria de saúde deve encontrar o profissional na região ou resolver alguma forma de o paciente ser atendido. Espero ter ajudado.
-
Seria importante avaliar seu sono com exame polissonografia, se for necessário, para verificar se não existe apnéia do sono, já que existe uma sensação de perda de respiração durante o sono. O melhor seria passar com um médico psiquiatra para que este o avalie e assim possa solicitar esse exame para você, se for necessário.