Medicina do Sono - Perguntas respondidas
-
Seria importante avaliar seu sono com exame polissonografia, se for necessário, para verificar se não existe apnéia do sono, já que existe uma sensação de perda de respiração durante o sono. O melhor seria passar com um médico psiquiatra para que este o avalie e assim possa solicitar esse exame para você, se for necessário.
-
O melhor tratamento primeiramente é sempre higiene do sono e não realizar nenhuma soneca a tarde, realizando atividades físicas. No começo pode ser difícil de iniciar o sono, e você pode adotar fitoterápicos como chá de camomila, banho de lavanda para relaxar o corpo, alongamento. E sempre dormir no mesmo horário, adotando um ritual de relaxamento para dormir. A mente vai entender que aquele momento é hora de deitar para descansar, assim como fazemos quando vamos almoçar nos horários típicos das 12h, 13h. E, quando for acordar, acordar sempre no mesmo horário, mesmo aos finais de semana. A mente cria um "relógio biológico" de "hora de dormir" e "hora de acordar", sendo assim o melhor tratamento para insônia. Caso não melhore, procurar médico psiquiatra.
-
Isso se chama sonilóquio, que é falar durante o sono. É mais comum nas crianças e desaparece com o tempo. Pode acontecer com alguns adultos que são sonâmbulos, porém os sonâmbulos realizam atividades, como andar, se movimentar, conversar. É um tipo de parassonia, um distúrbio do sono, o ideal seria investigar melhor em consulta médica com psiquiatra. E tem tratamento sim.